Giro de Notícias

#CineCiência exibe o filme “Contato”, no MIS

0Shares

Hoje, domingo, 5 de outubro, das 16h às 19h, será exibido no Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, o filme “Contato”. Após a exibição, o professor Luís Carlos de Menezes, debaterá com o público, com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS. A entrada é franca.

 

Jodie Foster em cena do filme “Contato”

São Paulo – Dentro do Núcleo de Redes Sociais do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, a #RedeMIS faz no dia 5 de outubro, das 16h às 19h, mais um evento do ciclo #CineCiência, série de apresentações de filmes, seguidas de debates, abordando a interface entre o Cinema e a Ciência.  O filme será o “Contato” (Contact, 150min, EUA, 1997), dirigido por Robert Zameckis, adaptado do romance de mesmo nome escrito por Carl Sagan. A adaptação cinematográfica foi escrita pelo próprio Sagan, junto com sua esposa, Ann Druyan. Tem elenco formado por nomes como Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods, Tom Skerritt, William Fichtner, John Hurt, David Morte e Angela Bassett.

Jodie Foster interpreta a protagonista do filme, a Dra. Eleanor “Ellie” Arroway, cientista da SETI que encontro evidências da existência de vida extraterrestre e é escolhida para realizar o primeiro contato.

Após o filme haverá o debate com o professor Luís Carlos de Menezes, com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS. Menezes é bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University, 1971), Doutor em Física (Universitat Regensburg, 1974), professor sênior do Instituto de Física da USP e orientador do programa de Pós-Graduação Inter Unidades em Ensino de Ciências da USP. Atua na área de Educação, em formação de professores, Ensino Básico, ensino de Física e de Ciências. É membro do Conselho Técnico Científico da Capes para Educação Básica e membro da equipe da Unesco do Projeto de Currículos Integrados para o Ensino Médio.

Segundo Goldfarb, o filme, seguido de debate, “é um ótimo programa para o público eleger” após a votação do domingo. “Até mesmo porque o assunto está cada vez mais em evidência”, diz. Em setembro deste ano, depois de viajar por 711 milhões de quilômetros, a sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (chamada de  Maven), da Nasa, entrou na órbita de Marte para uma série de pesquisas. Os dados da Maven devem ajudar os cientistas a compreenderem o que aconteceu há bilhões de anos com a água em Marte e com o dióxido de carbono em sua atmosfera e, também, a entenderem como o clima se transformou de quente e úmido em frio e seco. A questão de como Marte perdeu sua atmosfera é um dos grandes enigmas da ciência. As informações da Maven podem ajudar a descobrir  se o Planeta Vermelho abrigava algum tipo de vida, mesmo que microbiana. Além disso, podem ser fundamentais para a sucesso de uma missão tripulada a Marte, provavelmente em 2030.

Também em setembro, o robô Curiosity, da Nasa, chegou à base do Planeta Vermelho, no Monte Sharp. Ainda recentemente a Agência Espacial Norte-Americana anunciou que usará naves da Boeing e da SpaceX para voltar a fazer viagens espaciais tripuladas. A primeira viagem para a Estação Espacial Internacional (EEI) está marcada para 2017. A previsão é que a CST-100, da Boeing, e a Crew Dragon, da SpaceX, façam de duas a seis missões com equipes de quatro astronautas, além de realizarem transporte de carga e experiências científicas.

 

Sobre o #CineCiência

Os encontros do #CineCiência acontecem desde março de 2013 no primeiro domingo de cada mês, sempre com a apresentação de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão e com a mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS. O debate é sempre transmitido via Twitter, permitindo que pessoas que conheçam o filme e o tema, mas que não estão presentes no MIS, também possam participar do evento.

Lançada em 2010, a #RedeMIS, núcleo de atividades voltadas para a difusão e debate sobre as redes sociais, já realizou quase uma centena de oficinas sobre o uso e aplicação do Twitter em diversas áreas de atuação. Organizou calorosos debates sobre o significado e consequências das novas mídias digitais nas vidas pessoais e profissionais. “Um ponto esteve sempre em evidência em nossa experiência: o caráter multifacetado no novo mundo que se apresenta no horizonte”, diz Goldfarb. “E foi justamente buscando desenvolver este conceito que lançamos o ciclo #CineCiência, que visa estabelecer um diálogo entre diversas atividades humanas, como a interface entre a Sétima Arte e a Ciência”, completa Goldfarb.

De acordo com o coordenador da #RedeMIS, é possível conhecer como diretores levaram para a telona o fantástico das novidades científicas e tecnológicas.

 

Sobre Luís Carlos de Menezes

Luís Carlos de Menezes debaterá o filme

Bacharel em Física (Universidade de São Paulo – 1967), mestre em Física (Carnegie Mellon University – 1971), doutor em Física (Universitat Regensburg – 1974), professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo)  e orientador do programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua na área de Educação, em formação de professores, ensino básico e ensino de  Física e de Ciências. É membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica e membro da equipe da Unesco do Projeto de Currículos Integrados para Ensino Médio.

 

Sobre José Luiz Goldfarb

José Luiz Goldfarb, coordenador do #CineCiência

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992).

Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2013/2015 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP.

É também coordenador do Programa de incentivo à leitura: Rio: uma cidade de Leitores, da Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro; assessor da Presidência para comunicação digital e redes sociais da Associação Brasileira ‘A Hebraica’ de São Paulo, conselheiro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, um dos idealizadores e coordenadores da campanha #doeumlivro, nascida no twitter, que arrecadou cerca de 900 mil livros, em quatro anos; e coordenador da #RedeMIS, do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo. Foi de 1991 a 2012 curador do Prêmio Jabuti, principal prêmio da Literatura Brasileira.

Publicou, entre outros, a tese de doutorado “Voar também é com os Homens, o pensamento de Mário Schenberg” (em 92). Dois anos depois, a tese foi transformada em livro, de mesmo nome, pela Edusp.

Multicultural, tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais.

Com sua atuação em projetos de incentivo à leitura, conseguiu criar cerca de 200 bibliotecas em cidades, em diversos estados do país, que não tinham bibliotecas.

 

Ficha Técnica

Nome: #CineCiência (filme e debate);

Filme: “Contato” (Contact, 150 min, 19r7, EUA), dirigido por Robert Zameckis, com elenco formado por nomes como Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Woods, Tom Skerritt, William Fichtner, John Hurt, David Morte e Angela Bassett.

Quando: todo o primeiro domingo de cada mês, a partir das 16h (a previsão é que o evento termine por volta das 19h);

Exibição: dia 5 de outubro;

Debatedor:  Luís Carlos de Menezes;

Coordenador da #RedeMIS: José Luiz Goldfarb;

Onde:  Auditório LabMIS do Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – tel: 11-2117-4777 – www.mis.sp.org.br

Número de lugares:  60

Entrada: franca (retirada do ingresso uma hora antes do início do filme).

Público-alvo: Pessoas apaixonadas por Ciência e Cinema, assim como estudantes de Letras e de Jornalismo, jornalistas e pessoas interessadas em debater mídias sociais.

Inscrições: 11-2117-4777, ramal 402

Estacionamento conveniado: R$ 8,00 (desde que a pessoa carimbe o estacionamento na recepção).

Acesso e elevador para cadeirantes – Ar-condicionado: sim – Realização: #RedeMIS – Apoio: Fundação Santa Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *