Giro de Notícias

Assista a filmes em inglês

0Shares

 

por Carlos Gontow

Quanto mais você ouvir inglês, mais entenderá. Lembra de como você aprendeu português? Provavelmente não, pois você ainda era um bebê; mas pergunte aos seus familiares. Se você tem criança em casa, observe como elas aprendem a falar. Quando o bebê nasce, ele não sabe falar nada. As pessoas a sua volta falam com ele e, com o tempo, ele começa a entender. Se o bebê só ouvir português, aprenderá português. Se só ouvir inglês, vai aprender inglês. E assim por diante. Ou seja, ouvir é a coisa mais importante neste caso.

Assistir a filmes em inglês ajudará você a entender cada vez mais. Procure assistir a filmes sem legenda (nem em português, nem em inglês). No começo, pode ser que você não entenda nada, mas aos poucos compreenderá algumas palavras, frases e até diálogos completos. Não precisa assistir filmes inteiros ou longos. Assista trechos de filmes, algumas cenas. Se você assistir 10 minutos por dia já estará treinando um pouco. Depois, aumente o tempo. Quem sabe no fim-de-semana você pode assistir a um filme inteiro?

A que tipo de filmes você deve assistir? Assista aos que você gosta e que assistiria normalmente. Drama, comédia, aventura…. Gosta de seriados de TV? Assista ao de sua preferência! A Internet também oferece diversas oportunidades de ver filmes em inglês. Veja vídeos no youtube (www.youtube.com) e divirta-se. Tem muita coisa boa! Gosta de fazer downloads de seriados? Se você é fã de seriados como eu, pode assistir ao último episódio do seu seriado favorito no dia seguinte à sua exibição nos Estados Unidos. Você treina o seu inglês e vê o episódio antes de todo mundo!

Lembre-se. Assistir a um filme em inglês não é estudar inglês. Não encare isso como um exercício, uma lição de casa. Assistir a um filme é uma diversão, que você terá usando o inglês.

Quando for assistir a um filme pela primeira vez, não pense que já entenderá tudo. Eu costumo dizer aos meus alunos: “Sente na frente da TV ou do computador e diga pra você mesmo, ‘Eu sei que não vou entender nada, então o que conseguir entender será lucro’. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que endenderá”.

Uma outra dica é assistir a filmes que você já viu, pois assim você já conhece a história e não precisa se preocupar com entender o que está acontecendo. Com essa preocupação a menos, você relaxa e se diverte. Filmes para criança são legais também. Filmes da Disney – aqueles que você viu quando era criança – também são uma alternativa.

 (Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas diariamente em nosso jornal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *