Giro de Notícias

Repita muitas vezes as palavras (Dica 8)

0Shares
Livro de Carlos Gontow

Por Carlos Gontow

A repetição é muito importante para você aprender. Quando ouvir uma palavra nova ou quando for corrigido, repita para si mesmo a palavra várias vezes. Isso vai ajudar a fixar melhor a palavra e a pronúncia da mesma.

Isso vale para palavras, frases, expressões e até diálogos que você vai aprender no decorrer do aprendizado.

Tenho alunos que quando erram uma palavra e os corrijo, respondem “OK”. Tenho outros, que na mesma situação, repetem a palavra novamente. Qual deles vocês acham que irá aprender melhor? Parece óbvio, não? Por que será que muitos não querem repetir? Muitas vezes o aluno fala errado e quando corrijo digo, “Repeat, please”. Alguns falam, “Não precisa, já entendi”. Em qual desses grupos você se encaixa? Procure sempre repetir as palavras e verá que aprenderá melhor.

A mesma coisa acontece quando você está vendo um filme ou ouvindo música no rádio. Quando ouve uma frase ou uma palavra que acha interessante, repita para si mesmo.  Mas atenção: se estiver no cinema, repita mentalmente. Não existe coisa mais irritante que pessoas que falam no cinema. Já na sua casa, assistindo a um filme sozinho, pode falar em voz alta, que você não atrapalha ninguém.

Uma coisa interessante que acontece é que muitas vezes você aprende uma palavra e logo em seguida escuta essa palavra em um filme, programa de TV ou música. Não é uma grande coincidência? Não, não é coincidência. Você já deve ter ouvido aquela palavra outras vezes, mas como não a conhecia, não prestou atenção. Agora que já aprendeu ou, pelo menos estudou, a palavra, já a reconhece e identifica. Sinal de que está aprendendo.

Lembre-se de que o aprendizado também é uma questão de atitude. A sua atitude positiva em relação ao que está aprendendo vai levar você cada vez mais longe.

(Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas em nosso jornal.

 

 

One thought on “Repita muitas vezes as palavras (Dica 8)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *