Giro de Notícias

“A Governanta” dá continuidade ao ciclo #CineCiência, no MIS

0Shares

Após a exibição, o multicultural José Luiz Goldfarb fala sobre o filme e debate com o público, com a mediação do multicultural José Luiz Goldfarb. O evento, que acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, está marcado para 4 de maio das 16h às 19h. A entrada é franca.

 

“A Governanta”, no MIS, com entrada franca

Dentro do Núcleo de Redes Sociais do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, a #RedeMIS faz no dia 4 de maio, domingo, das 16h às 19h, mais um evento do ciclo #CineCiência, série de apresentações de filmes, seguidas de debates, abordando a interface entre o Cinema e a Ciência.  O filme exibido será “A Governanta” (Reino Unido, 1998 – 1h55), dirigido por Sandra Goldbacher, com elenco formado por nomes como Minnie Driver, Tom Wilkinson, Florence Hoath, Jonathan Rhys Meyers e Raymond Drody. Após a exibição, o multicultural José Luiz Goldfarb fala sobre o filme e debate com o público.

No filme, Minnie Driver interpreta Rosina, uma judia que se vê obrigada a esconder sua condição, para tirar a família da situação de miséria em que ficou após o assassinato de seu pai. Ela busca trabalho para não casar com o peixeiro Litnoff (Raymond Brody), de boa condição financeira, e encontra emprego com uma família escocesa ao responder a um anúncio de jornal. Rosina muda-se para a ilha Skye, onde cuida de Clementina (Florence Hoath).

Rosina se apaixona pelo dono da casa, Charles Cavendish (Tom Wilkinson), fascinada por seus experimentos científicos, especialmente a fotografia, que surgia na época. Juntos dos dois experimentam a arte e a magia da fotografia. Enquanto ele quer ganhar dinheiro, a governanta busca captar a alma das pessoas nos retratos.

Os diferentes enfoques, na fotografia e, claro, na vida pode separar os dois em um filme de drama envolvente, que usa com inteligência a história da fotografia.

 

Sobre o #CineCiência

Os encontros do #CineCiência acontecem desde março, no primeiro domingo de cada mês, sempre com a apresentação de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão e com a mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS. O debate é sempre transmitido via Twitter, permitindo que pessoas que conheçam o filme e o tema, mas que não estão presentes no MIS, também possam participar do evento.

Lançada em 2010, a #RedeMIS, núcleo de atividades voltadas para a difusão e debate sobre as redes sociais, já realizou quase uma centena de oficinas sobre o uso e aplicação do Twitter em diversas áreas de atuação. Organizou calorosos debates sobre o significado e consequencias das novas mídias digitais nas vidas pessoais e profissionais. “Um ponto esteve sempre em evidência em nossa experiência: o caráter multifacetado no novo mundo que se apresenta no horizonte”, diz Goldfarb. “E foi justamente buscando desenvolver este conceito que lançamos o ciclo #CineCiência, que visa estabelecer um diálogo entre diversas atividades humanas, como a interface entre a Sétima Arte e a Ciência”, completa Goldfarb.

De acordo com o coordenador da #RedeMIS, é possível conhecer como diretores levaram para a telona o fantástico das novidades científicas e tecnológicas.

 

Sobre  José Luiz Goldfarb

José Luiz Goldfarb

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2011/2013 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É também coordenador do Programa de incentivo à leitura: Rio: uma cidade de Leitores, da Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Assessor da Presidência para comunicação digital e redes sociais da Associação Brasileira ‘A Hebraica’ de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais.

 

Ficha Técnica

Nome: #CineCiência (filme e debate);

Filme: “A Governanta” (Reino Unido, 1998 – 1h55), dirigido por Sandra Goldbacher, com elenco formado por nomes como Minnie Driver, Tom Wilkinson, Florence Hoath, Jonathan Rhys Meyers e Raymond Drody;

Quando: todo o primeiro domingo de cada mês, a partir das 16h (a previsão é que o evento termine por volta das 19h);

Exibição: dia 4 de maio;

Coordenador da #RedeMIS: José Luiz Goldfarb;

Onde:  Auditório LabMIS do Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – tel: 11-2117-4777 – www.mis.sp.org.br

Número de lugares:  60

Entrada: franca (retirada do ingresso uma hora antes do início do filme).

Público-alvo: Pessoas apaixonadas por Ciência e Cinema, assim como estudantes de Letras e de Jornalismo, jornalistas e pessoas interessadas em debater mídias sociais.

Inscrições: 11-2117-4777, ramal 402

Estacionamento conveniado: R$ 8,00 (desde que a pessoa carimbe o estacionamento na recepção).

Acesso e elevador para cadeirantes

Ar-condicionado: sim

Realização: #RedeMIS

Apoio: Fundação Santa Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *