Notícias para não parar no tempo

Destaque 2NutriçãoSaúde

Com a cabeça na melancia!

Compartilhe

Agora há dia para tudo! E como 26 de novembro é o Dia da Melancia, conheça aqui os benefícios da variedade de polpa amarela, também chamada de Pingo Doce Amarelinha, que ainda é pouco conhecida no Brasil.

Desde cedo aprendemos que não é bom, ou melhor, que é ridículo, colocar uma melancia na cabeça, mas, veja só, é bom colocar a cabeça na melancia e saber informações sobre uma variedade ainda pouco conhecida da fruta: a de polpa amarela. Como 26 de novembro, terça-feira, é o Dia da Melancia, achamos que essa seria uma pauta interessante. Afinal, quem não gosta de uma efeméride?

A fruta de polpa amarela é uma boa dica para quem busca uma alimentação saudável. A versão amarela da melancia, chamada de Pingo Doce Amarelinha, é resultado de um processo de melhoramento genético natural. Enquanto a melancia vermelha é rica em licopeno, antioxidante que ajuda na proteção cardiovascular e na prevenção de certos tipos de câncer, a de coloração amarela tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante que está presente em diversos outros alimentos, como a cenoura e a abóbora.

Por ser Pró-vitamina A (compostos que o corpo humano converte em vitamina A, a substância auxilia no bom funcionamento do corpo, contribuindo para a saúde da pele, a saúde ocular e o sistema imunológico. Ou seja: tanto a Pingo Doce quanto a Pingo Doce Amarelinha contêm vitamina C, mas a amarela se destaca pelo maior teor de vitamina A

Também no tocante ao sabor, existem diferenças.  A melancia amarela tende a ser mais doce e contém menos sementes, o que a torna mais prática, para muitos paladares, mais agradável para o consumo in natura.

Quando comparamos as variedades de melancia, a amarela contém mais fibras que a vermelha. Por exemplo, a Pingo Doce Amarelinha tem 1,5 g de fibras por 100 g, enquanto a vermelha possui cerca de 0,9 g. Isso faz da amarela uma fonte mais eficiente de fibras para o consumo diário.

Em síntese, a Pingo Doce Amarelinha oferece vantagens em doçura, praticidade e componentes como fibras e vitamina A, enquanto a melancia tradicional se sobressai em hidratação e na presença de licopeno.

Thiago Fonseca, gerente de Clientes e Consumidores de Nunhems, marca de sementes e hortaliças da BASF, responsável pela Pingo Doce Amarelinha, aponta algumas das singularidades da fruta: “dentre as características marcantes podemos citar a escassez de sementes, o tamanho compacto, com cerca de sete quilos a menos que a melancia tradicional, e o alto teor de brix (unidade de medida que indica a quantidade de sólidos solúveis, especialmente açúcares), que demonstra a doçura intensa da polpa”.

Georgia de Castro, nutricionista e engenheira de alimentos.

Para quem quer ter uma dieta equilibrada, a melancia é a aposta da vez. Por ser uma fruta com baixíssimo teor de gordura e calorias, pode ser consumida sem culpa como lanche da tarde ou sobremesa, o que não acontece com todas as frutas, já que muitas tem alto valor calórico. Uma fatia de 100g de melancia, por exemplo, tem apenas 0,2g de gordura.

 “Estamos falando de uma fruta que é naturalmente rica em fibras que favorecem a saúde da microbiota, contribuindo para o bom funcionamento intestinal. E que também auxilia no esvaziamento gástrico mais lento, o que acaba trazendo uma maior sensação de saciedade”, explica a nutricionista e engenheira de alimentos Georgia de Castro.  Ela diz ainda que a fruta também se destaca pela alta capacidade de hidratação: duas fatias de 100g de melancia amarela correspondem a 186ml de água. Não à toa, a fruta tem picos de demanda durante as épocas mais quentes do ano, sendo uma ótima opção para consumir antes ou depois de atividades físicas.

“A dica é priorizar o consumo da fruta inteira para maior ingestão de fibras. E, para quem busca praticidade, congelar em pedaços é uma ótima alternativa já que as vitaminas e minerais são preservados”, completa Georgia de Castro, que acrescenta: “seja na versão vermelha ou na amarela, in natura ou congelada, o importante é adicionar frutas na rotina para se ter uma alimentação equilibrada e diversificar os nutrientes na dieta”.

Autor

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *