Dez dicas para quem quer alugar um carro no Exterior
As férias de julho estão próximas e com isso cresce a procura por viagens internacionais. Uma boa opção para quem deseja explorar e conhecer os destinos no melhor estilo “Slow Travel” é alugar um carro. Isso, além da possibilidade de fazer o próprio horário e tração sua própria rota. Entretanto, muitos brasileiros ainda estão de “freio de mão puxado” quando se fala em aluguel do veículoo carro. É preciso, sem precisar acelerar demais, pesquisar bem o assunto, para não ter surpresas tanto na hora da locação quanto da devolução. Portanto, publicamos aqui as dicas que a Rentcars.com, agência de viagens online especializada em aluguel de carros, preparou, em forma de perguntas e respostas. “É importante que o viajante se atente a esses pontos, assim poderá planejar-se, economizar e viajar com tranquilidade.”, diz o CEO da empresa, Francisco Millarch.
1 – Quem pode locar um carro? A idade mínima padrão é 25 anos, mas pode variar de país para país. Algumas locadoras oferecem a opção de pagamento da taxa “under age”, que permite ao viajante locar mesmo abaixo da idade mínima exigida. Para algumas categorias superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade superior. Vale verificar.
2 – Qual a habilitação necessária? O primeiro ponto é ter a habilitação condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. Na Europa é recomendável que se tenha a permissão internacional para dirigir (PID) mais o passaporte, enquanto nos EUA, o único estado que pode solicitar a carteira internacional é o estado da Georgia. Demais estados não há esta necessidade e pode-se viajar com a CNH brasileira, aliada ao passaporte.
3 – Como consigo uma habilitação internacional? Este documento é muito simples de se obter. Com a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional mediante o pagamento de uma taxa.
4 – Preciso de um cartão de crédito internacional? Sim, pois será usado na caução de garantia – as locadoras bloqueiam um valor caução no cartão de crédito da pessoa responsável pela reserva e liberam após a devolução do carro -, inclusive para o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, proteções opcionais, serviços especiais e possíveis taxas adicionais. Além disso, o cartão deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. Cartões em nome de outras pessoas ou sem autorização para transações internacionais impedem a locação.
5 – Posso devolver o carro em um lugar diferente do que retirei? Na maioria dos casos isso é possível, mas vale consultar no momento da locação se essa possibilidade implicará no pagamento de uma taxa adicional, mais conhecida como “taxa de retorno”.
6 – É melhor alugar com quilometragem livre ou restrita? Nossa sugestão é sempre para quilometragem livre, até mesmo porque se for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo.
7 – Qual seguro devo comprar? Opte pela cobertura mais completa possível, pois pode evitar que o viajante tenha problemas em casos de danos ao veículo e outras ocorrências durante a locação.
8 – Devolver o carro com o tanque cheio ou vazio? Alguns dos pacotes que oferecemos já incluem o serviço de tanque de combustível, que permite a devolução com tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do seu pacote ou não for contratado diretamente no balcão, o veículo deverá ser abastecido. Caso contrário, a locadora cobrará a diferença, a um valor maior do que você pagaria reabastecendo o veículo pessoalmente em um posto de combustível.
9 – Faça a vistoria antes da retirada. Esse é um ponto muito importante, pois avarias apresentadas no momento da entrega serão cobradas do locatário. É importante acompanhar a vistoria feita no veículo na retirada e na devolução, para prevenir cobranças extras.
10 – Locação sem IOF e parcelada em até 12x. No site rentcars.com o cliente pode parcerlar reservas internacionais em até 12x no cartão de crédito e não paga a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF), pois toda a transação é feita no Brasil. Pode-se, inclusive, pagar a locação no boleto bancário com desconto para não comprometer o limite do cartão que será utilizado como garantia.
Sobre a Rentcars.com– Criada em 2009, a Rentcars.com é uma OTA (Online Travel Agency) especializada em locações de veículos, cuja proposta é oferecer aos seus clientes e parceiros os melhores serviços online. A Rentcars.com também conta com uma Central de Reservas própria com profissionais qualificados para atendimento ao cliente. A Rentcars.com realiza reservas na América do Sul, na América do Norte e na Europa, e trabalha com todas as principais locadoras do Brasil e do mundo. A empresa é referência em tecnologia e inovação, sempre proporcionando aos seus clientes as melhores opções, comodidade e a garantia do menor preço. Mais informações e reservas em www.rentcars.com ou pelo telefone 4003-RENT (7368)
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