Notícias para não parar no tempo

Destaque Principal

Natal nas Montanhas e ação de influenciadores locais atraem milhares de turistas para Monte Verde

Compartilhe

Iniciativa inédita reúne influenciadores locais, que têm juntos um total de um milhão de seguidores, para promover a edição 2024, do Natal das Montanhas na cidade mineira.  A ação atraiu uma média de 35 mil pessoas por dia no primeiro final de semana.

Avenida Monte Verde, com floreiras. Cidade pronta para receber os turistas

A edição 2024 do “Natal Cultural nas Montanhas, Contando Histórias” começou com números expressivos no tradicional vilarejo do Sul de Minas. Durante o feriado da Proclamação da República, que marcou a abertura do evento (veja foto no alto da página), Monte Verde recebeu uma média diária de 35 mil visitantes entre sexta-feira e domingo, conforme dados da Secretaria de Turismo de Camanducaia e da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), organizadores da festividade.

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso foi uma estratégia inovadora: a união de seis “influenciadores” locais, que somam juntos mais de 1 milhão de seguidores, para divulgar de forma unificada as atrações do evento, que segue até 2 de fevereiro de 2025 com mais de 50 atividades culturais gratuitas.

Monte Verde proporciona momentos deslumbrantes

Os perfis visite.monteverde, move.monteverde, monteverdevip, monteverdeoficial, monteverde.brasil e mkt.socialize, que anteriormente atuavam de forma independente, agora trabalham em conjunto, não apenas para esta festividade, mas com o objetivo de fortalecer o turismo local a longo prazo. A parceria busca destacar os atrativos do destino e impulsionar a economia local, beneficiando negócios como hotéis, restaurantes e lojas.

Rebecca Wagner, presidente da MOVE, destacou a importância dessa colaboração. “Conseguimos juntar as principais redes sociais de Monte Verde no Instagram para fazer a cobertura do Natal nas Montanhas. E isso é inédito, pois, normalmente, as páginas são concorrentes. Com essa atuação conjunta, conseguimos ampliar nosso alcance”, afirmou. O impacto foi sentido no setor hoteleiro, que alcançou 100% de ocupação no final de semana inaugural, tendência que deve se manter até o final do ano.

Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia (município de onde Monte Verde é distrito), celebrou a iniciativa como um marco para a comunicação e promoção do destino. “Iniciaremos uma parceria para a promoção do destino de forma unificada e vamos começar a partir do Natal nas Montanhas, um evento que veio para ficar e cresce a cada ano. Estaremos juntos para trazer mais turistas e gerar emprego e renda a todos, para o seu hotel, o seu restaurante e a sua loja, e será um prazer enorme trabalharmos unidos para ajudar a crescer ainda mais esse ‘destino que abraça’, que é Monte Verde”, declarou o secretário em vídeo publicado nas redes sociais da ação.

Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, o Natal nas Montanhas deste ano é financiado por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, além de patrocínios e apoios de empresas como Arteris, Companhia Melhoramentos Florestal, Bradesco, Copasa, Energisa, Grupo Passalaqua e RDP Pontua. Entre os apoiadores estão Sebrae, Associação Comercial de Monte Verde, Sindicato Patronal Serras Verdes, Rede Dom Pedro, Bauducco e Home Fibra.

Redes sociais: protagonistas na escolha de destinos

As redes sociais desempenham um papel crucial na promoção de destinos turísticos, como confirma uma pesquisa inédita do Ministério do Turismo realizada neste ano. O levantamento contou com a participação de 2.029 pessoas, com 16 anos ou mais, de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O estudo revelou que 47% dos participantes consideram as redes sociais a fonte mais relevante para buscar informações sobre destinos, superando amigos e familiares (45%) e agências de viagens (22%).

Autor

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *