Cintia Abravanel é destaque na exposição de máscaras Histórias de Carnaval
Mostra coletiva, que acontece simultaneamente em São Paulo e Campos do Jordão, apresenta máscaras que mexem com a memória afetiva e conduzem a histórias e emoções. A exposição propõe um mergulho no imaginário carnavalesco a partir de diferentes linguagens artísticas.
Acontece este mês, simultaneamente em São Paulo e em Campos do Jordão, a exposição máscaras Histórias de Carnaval, que reúne artistas de diferentes estilos e trajetórias em torno do universo do carnaval como ponto de partida para narrativas visuais contemporâneas. Com curadoria de Rita Caruzzo e coordenação de Soso Botture, a mostra propõe um encontro entre arte, memória e sensações. O percurso visual transita entre o lúdico, o simbólico e o afetivo, convidando o público a observar o carnaval para além da festa, como expressão cultural e estética. A exposição tem como convidada especial a artista plástica Cintia Abravanel.

Ao ocupar espaços de circulação cotidiana — o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, na capital paulista, de 12 a 28 de fevereiro; e o Parque Bambui, em Campos do Jordão, de 9 a 28 de fevereiro —, a exposição amplia o acesso à arte e estabelece diálogo direto com públicos diversos.
Cintia Abravanel participa da exposição com duas máscaras inéditas, criadas especialmente para cada um dos espaços expositivos. Ela desenvolve trabalho autoral nas artes visuais e apresenta obras que dialogam com temas como identidade, liberdade e transformação. No Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, Cintia, que é filha do empresário e comunicador Silvio Santos, falecido em agosto de 2024, exibe a obra “Encaixe Perfeito” (foto no alto desta página), criada com técnica de acrílico em estilo quebra-cabeça, na qual diferentes partes se encaixam até formar a gravura completa. Já no Parque Bambui, a artista apresenta “Arlequim Desconstruído” , composta por placas de acrílico retorcidas que criam formas inesperadas e dinâmicas. Ambas as máscaras medem 50 cm por 17 cm, utilizam cores intensas e reforçam reflexões que atravessam tanto o imaginário do carnaval quanto a produção artística contemporânea.

Crédito: Divulgação
“A arte me permite brincar com o que mostramos ao mundo e com aquilo que escolhemos guardar. No carnaval, ela deixa de esconder e passa a contar histórias”, afirma Abravanel.
“O carnaval faz parte da nossa memória afetiva e as máscaras carregam histórias, emoções e imaginação. Levar essa exposição para o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé e para o Parque Bambuí em Campos do Jordão é uma forma de democratizar o acesso à arte e aproximar o público desse universo lúdico. Queremos que crianças e adultos se encantem com as obras e se sintam parte dessa grande festa cultural que é o carnaval”, conta Rita Caruzzo.
Participam da exposição, além de Cintia Abravanel, Alex Roch, Aline Caruzzo, Carne Levare, Cárli, Edmar Fernandes, Eliza Carvalho, Eric Rosa, Fe Motta, Guilherme Teles, Heloize Rosa, Heloisa Santos, Isa Godoy, Isis Santos, Ivone Oliveira, Ju Takeda, Laura Cardoso Pereira, Lírio Paper, Lu Morgado, Luí Guimarães, Maurício Gigante, Paola Lazzareschi, Paulo Araújo, Rafael Murió, Ralf Scholz, Renata Bonfim, Rita Caruzzo, Rosana Amato, Rosana Cellano, Rosane Viegas, Soso Botture, Sueli Finoto, Suelen Lima e Vera Barrero.
Serviço
Exposição de máscaras Histórias de Carnaval
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
Rua Gonçalves Crespo, 78 – Tatuapé – São Paulo
12 a 28 de fevereiro
Parque Bambui
Avenida Fausi Rachid, 871 – Jardim Toriba – Campos do Jordão
9 a 28 de fevereiro
Horários de funcionamento:
Segunda, terça e quinta: das 10h às 17h
Sexta a domingo e feriados: das 9h às 17h
Entrada permitida até às 16h30
Ingresso: R$ 50 por pessoa
- Cintia Abravanel é destaque na exposição de máscaras Histórias de Carnaval - 7 de fevereiro de 2026
- Surpreendente coxinha é um dos destaques da 41° Festa da Uva de Jundiaí - 23 de janeiro de 2026
- Tem famoso bar do Mercadão de São Paulo na Vila na Praia, na Riviera de São Lourenço! - 23 de janeiro de 2026
