Giro de Notícias

Não tenha pressa. O aprendizado leva tempo (Dica 5)

0Shares

 Por Carlos Gontow

Você começou a aprender inglês agora. Ou retomou seu aprendizado depois de ter parado por muito tempo. Ou já fez vários cursos, não conseguiu aprender e agora resolveu que aprenderá mesmo. Meu conselho é: não tenha pressa. O aprendizado leva tempo. Ninguém aprende de repente, ou da noite para o dia. Você precisa ter paciência. Você verá muita coisa nova, você ouvirá, você tentará falar e, aos poucos, começará a entender cada vez mais. Às vezes, você verá que não vai entender alguma coisa muito bem na primeira vez e, depois de algum tempo, “a ficha cairá” e aquilo fará sentido para você. E é assim mesmo que tudo acontece.

Veja o que escrevi na dica passada sobre a maneira como uma criança aprende a própria língua. A criança quando nasce se comunica apenas através do choro. A criança aprenderá a falar a língua das pessoas que vivem em volta dela. No entanto, leva cerca de um ano para falar as primeiras palavras. Neste período, ouvirá muito e começará a entender muita coisa.

A mesma coisa acontece com um estudante de inglês. Ele precisa ouvir muito para começar a entender e só mais tarde aprenderá a falar. O ideal seria que nas primeiras aulas o aluno só ouvisse e muito mais tarde começasse a falar. Mas é claro que nenhum aluno gostaria de estar em uma aula onde ele só ouvisse. Ele iria dizer que a escola  está enganando-o. É por este motivo que nas escolas de inglês o aluno já começa a falar desde a primeira aula. Mas ninguém espera que você fale perfeitamente desde o primeiro dia! Você irá se comunicar de uma maneira mais simples, até que esteja em condições de produzir mais.

Faça uma análise do seu progresso. O importante é que a cada dia você se sentirá um pouquinho melhor…

 (Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas diariamente em nosso jornal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *