Mundo Coroa

Notícias para não parar no tempo

Saúde

Estoques de sangue em São Paulo caem a níveis críticos e mobilizam alerta

Compartilhe

O GHS Banco de Sangue de São Paulo opera com 70% abaixo do ideal. A instituição pede doações de todos os tipos sanguíneos para evitar risco no atendimento hospitalar.

A estrutura existe, mas faltam mais doadores – Crédito da foto: Mateus Amorim/Divulgação

O GSH Banco de Sangue de São Paulo enfrenta uma das situações mais graves dos últimos anos. Os estoques estão cerca de 70% abaixo do nível ideal, com reservas suficientes para apenas seis dias de cobertura, quando o recomendado seriam 18 dias para garantir equilíbrio e segurança no atendimento às demandas hospitalares.

A queda nas doações preocupa. A unidade tem recebido entre 35 e 50 doadores por dia, número bem inferior às 160 doações diárias necessárias para manter os níveis adequados. A redução é ainda mais acentuada no início da semana. O banco reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento.

Segundo a instituição, a correria da rotina, a falta de informação sobre a importância da doação e os casos de gripes sazonais — que deixam temporariamente inaptos muitos candidatos — estão entre os principais fatores que explicam a baixa nas coletas.

“Estamos enfrentando um momento extremamente delicado”, afirma Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo. “É fundamental que os doadores e toda a população se mobilizem o quanto antes para reverter esse cenário e garantir que os atendimentos hospitalares sigam ocorrendo de forma segura e sem interrupções.”

As doações podem ser feitas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, no GSH Banco de Sangue de São Paulo, localizado na Rua Tomás Carvalhal, 711, bairro Paraíso.

Requisitos básicos para a doação de sangue:

“Nem todos os anjos vivem no céu”! Sim, todos podem ajudar a salvar vidas – A estrutura existe, mas faltam mais doadores – Crédito da foto: Mateus Amorim/Divulgação

*Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;

*Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);

*Estar em boas condições de saúde;

*Pesar a partir de 50 kg;

*Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

*Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.

*Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos

*Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);

*Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

*Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

*Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina

*Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;

*Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

(Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.)

Autor

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *