Mundo Coroa

Notícias para não parar no tempo

Artes PlásticasDestaque

Exposição “Cores e Formas Brasileiras” ocupa o MuMA com obras de artistas paranaenses

Compartilhe

Mostra reúne 56 obras de 30 artistas e do convidado Osmar Carboni, com curadoria de Ariane Labre. A abertura aconteceu no dia 17 de janeiro e a exposição segue em cartaz até 8 de março de 2026, em Curitiba.

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR) apresenta a exposição “Cores e Formas Brasileiras”, em cartaz no MuMA – Museu Municipal de Arte, em Curitiba, até o dia 8 de março, com entrada franca. A mostra reúne 56 obras de 30 artistas associados, além do artista convidado Osmar Carboni, ex-presidente da APAP/PR.

Bromélias, de Giovana Correa. Crédito das fotos: Gerson Lima

Pintura, desenho, fotografia, mosaico e escultura compõem o conjunto expositivo, que revela a diversidade de técnicas, linguagens e poéticas da produção contemporânea paranaense. A exposição propõe um panorama sensível da arte produzida no Paraná, evidenciando cores, formas e símbolos que dialogam com a brasilidade, a natureza, o espaço urbano e as identidades culturais. A disposição das obras conduz o visitante por percursos que transitam do figurativo ao abstrato, estimulando diálogos visuais e múltiplas leituras.

A presidente da APAP/PR, Sabine Feres, e Katia Velo, diretora de Comunicação da entidade, ao lado da sua obra Entre Mar e (A)Mar

Com curadoria de Ariane Labre, a mostra estabelece conexões entre os trabalhos apresentados, valorizando a pluralidade de olhares e a riqueza expressiva dos artistas participantes.

A abertura oficial da exposição ocorreu no dia 17 de janeiro, com vernissage realizado no MuMA que reuniu mais de 300 visitantes. O evento marcou a primeira exposição da APAP/PR no museu e inaugurou oficialmente as atividades da associação em 2026. Contou com a presença expressiva de artistas expositores e associados, artistas convidados, escritores, profissionais do meio cultural e apreciadores das artes visuais, além de amigos e familiares.

Cajus e Graviolas, de Francisco Borges Laranjal

Para a presidente da APAP/PR, Sabine Feres, a exposição representa uma conquista coletiva. “Cores e Formas Brasileiras celebra a potência e a diversidade da arte brasileira e marca um momento muito especial para a APAP/PR: nossa primeira exposição no MuMA. É resultado do trabalho conjunto, da curadoria sensível de Ariane Labre e da atuação dedicada da diretora de comunicação Katia Velo. Quando a APAP/PR se fortalece, todos os artistas associados também se fortalecem”, destaca.

Com esta exposição, a APAP/PR reafirma seu compromisso com a valorização dos artistas e com a difusão das artes visuais, consolidando sua atuação como agente ativo no cenário cultural paranaense. Os artistas participantes são: Ana Isis Ribas, Anibal Andraus, Ariane Labre, Aurélio Peluso, Carla Ruschmann, Helenio; Krisgraf, Claudia B, Cristina Beltrami, Débora Ling, Denise Raasch, Enzo Labre, Ercy Arias Zendim, Francisco Borges Laranjal, Georgiana Vidal, Giovana Correia, Joseli Bezerra, Julio Lof, Jusbranco, Katia Velo, Letícia Melara, Lígia Barros, Maria Bado, Marinice Costa, Marli Thomaz, Mônica C. Martins, Moreira, Oleskijr, Rosangela Kusma Gasparin e Wilson Isfer.

Artistas selecionados e associados à APAP/PR, a presidente Sabine Feres, a curadora Ariane Labre e o artista convidado, Osmar Carboni.

Serviço

Exposição: Cores e Formas Brasileiras
Período: 17 de janeiro a 8 de março de 2026
Local: MuMA – Museu Municipal de Arte
Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba/PR
Estacionamento: Rua Calixto Razolini
Visitação: terça a domingo, das 10h às 19h (segunda-feira fechado)
Entrada franca

Realização: Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR
Presidência: Sabine Feres
Curadoria: Ariane Labre
Assessoria de Comunicação: Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba

Autor

Publicidade

Um comentário sobre “Exposição “Cores e Formas Brasileiras” ocupa o MuMA com obras de artistas paranaenses

  • Olá, AIRTON!
    Como representante da APAP/PR, agradeço muitíssimo pelo relevante apoio na publicação.
    Abraço fraterno, Katia Velo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *