Giro de Notícias

O TH e a língua para fora (Dica 10)

0Shares

 

por Carlos Gontow

 

Capa do livro que traz dicas publicadas originalmente no blog

Em inglês há dois sons que não existem em português e que são representados na escrita pelas letras TH. Muita gente tem dificuldade em pronunciar esses sons, porque, como dissemos, eles não existem em português.

Para produzir o primeiro som faça o seguinte: ponha a sua língua para fora e dê uma mordidinha de leve. Agora sopre. Pronto – você produziu o primeiro som, que aparece em palavras como “three”, “think” e “nothing”.

Para produzir o segundo som, faça a mesma coisa com a língua. Ponha a língua para fora e morda de leve. Agora sopre, fazendo barulho, como se fosse uma abelha. Aí está o segundo som, que está em palavras como “the”, “brother” e “father”.

É a mesma coisa que faz um brasileiro que tem a língua presa. O Lula e o Romário falando “Brasileiros e brasileiras” ou “sopa de cebola” vão soar como você deve soar em inglês.

Muita gente se recusa a fazer esses sons, ou acha que não é necessário pronunciar corretamente. Outros acham difícil. O que acontece é que, por ser associado com a língua presa, as pessoas têm um pouco de vergonha. Mas os nativos fazem assim. E é assim que se fala em inglês.

Coloquei vários filmes no youtube onde você pode comprovar isso. São cenas de filmes e programas de TV, onde os atores mostram claramente a língua para fora. Assistam e comprovem.

Entrando no youtube (www.youtube.com) escreva as palavras-chaves: carlos gontow pronunciation th

Você encontrará vários desses filminhos. Divirta-se e pratique um pouco também.

Há outros vídeos no youtube que ensinam pronúncia. Vale a pena checar.

Falar inglês bem também depende de treinar a pronúncia.

Aliás, aproveito para recomendar o livro “English Pronunciation for Brazilians” publicado pela Editora DISAL.  Não é porque foi escrito pela minha ex-mulher, e sim porque  o livro é excelente e tem atividades para os problemas específicos que os brasileiros têm. E vem com 3 CDs para você praticar.

(Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas em nosso jornal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *