Giro de Notícias

“Uma Mente Brilhante” dá continuidade ao ciclo de filmes #CineCiência, no MIS

0Shares

 

Após a exibição, o professor Ubiratan D’Ambrosio, matemático e historiador da Matemática, fala sobre o filme e debate com o público, com a mediação de José Luiz Goldfarb.  O evento acontece no dia 7 de abril, a partir das 16h. A entrada é franca.

 

Russell Crowe em grande interpretação

Dentro do Núcleo de Redes Sociais do Museu da Imagem e Som (MIS), de São Paulo,  a #RedeMIS  faz no próximo domingo, 7 de abril, às 16h, o segundo evento do ciclo #CineCiência, série de apresentações de filmes, seguidas de debates, abortando a interface entre o cinema e a ciência.  O filme exibido será “Uma Mente Brilhante” (A Beautiful Mind),  produção norte-americana de 2001, dirigida por Ron Howard, sobre a vida do matemático John Forbes Nash. O roteiro foi baseado no livro homônimo de Sylvia Nasar, biógrafa de Nash. Apesar de impactante e muito bem realizada, a  adaptação feita por  Akiva Goldsman, que alterou diversos fatos relativos à vida, obra e doença de Nash – seja por efeito dramático ou razões comerciais – recebeu muitas críticas.  O filme foi produzido por Ron Howard e Brian Grazer para a Universal Studios e a Dream Works. No elenco, nomes como Russell Crowe (Nash), Ed Harris,  Jennifer Connelly, Paul Bettany, Christopher Plummer, Josh Lucas, Adam Goldberg e Juddy Hirsch.

John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e segue uma carreira acadêmica respeitável. Após resolver na década de 50 um problema relacionado à Teoria dos Jogos, que lhe renderia muito anos depois o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, Nash se CSA com Alicia.

Quando é chamado para realizar um trabalho em criptografia para o governo norte-americano, Nash passa a ser atormentado por muito delírios e alucinações. É diagonosticado como esquizofrênico. Depois de inúmeras internações, passa a utilizar da inteligência e da lógica para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal.

 

Sobre o #CineCiência

No início de março, o ciclo #CineCiência foi aberto com “Freud, além da alma” (PB, 140 min), produção norte-americana, de 1962, dirigida por John Hutson, com roteiro original de Charles Kaufmann, Wolfgang Reinhardt e Jean-Paul Sartre (não creditado). Quem falou sobre o filme foi o psicanalista Renato Mezan doutor em filosofia, um dos maiores especialistas em Freud do País.

Os encontros do #CineCiência acontecem no primeiro domingo de cada mês, sempre com a apresentação de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão e com a mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS. O debate é sempre transmitido via Twitter, permitindo que pessoas que conheçam o filme e o tema, mas que não estão presentes no MIS, também possam participar do evento.

Lançada em 2010, a #RedeMIS, núcleo de atividades voltadas para a difusão e debate sobre as redes sociais, já realizou quase uma centena de oficinas sobre o uso e aplicação do Twitter em diversas áreas de atuação. Organizou calorosos debates sobre o significado e consequencias das novas mídias digitais nas vidas pessoais e profissionais. “Um ponto esteve sempre em evidência em nossa experiência: o caráter multifacetado no novo mundo que se apresenta no horizonte”, diz Goldfarb. “E foi justamente buscando desenvolver este conceito que lançamos o novo ciclo, #CineCiência, que visa estabelecer um diálogo entre diversas atividades humanas, como a interface entre a Sétima Arte e a Ciência”, completa Goldfarb.

De acordo com o coordenador da #RedeMIS, é possível conhecer como diretores levaram para a telona o fantástico das novidades científicas e tecnológicas.

Sobre Ubiratan D’Ambrosio

Ubiraratan D’Ambrosio debate com o público após o filme

Ubiratan D’Ambrosio é doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963) e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Foi diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (1972-1980) e pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da mesma universidade. Atualmente é professor do Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da PUC-SP, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Uniban/Universidade Bandeirantes Anhanguera, São Paulo e professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Geociências Exatas da UNESP/Rio Claro e da Faculdade de Educação da USP. Prêmios: 2001: Medalha “Kenneth. O. May” e 2003: Medalha “Felix Klein”.

 

Sobre José Luiz Goldfarb

Bacharel em Física (USP), mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá), doutor em História da Ciência (USP), vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, presidente da Cátedra da Cultura Judaica e coordenador do Twitter, na PUC-SP. É Curador do Prêmio Jabuti, presidente do Conselho da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, assessor de Comunicação e de Redes Sociais da Associação Brasileira ‘A Hebraica’ de São Paulo. É consultor de programas de incentivo à leitura, de projetos do terceiro setor, e de desenvolvimento de ações sociais e educacionais no Twitter e coordenador do projeto #RedeMIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

José Luiz Goldfarb é o coordenador do evento

 

 Ficha Técnica

Nome: #CineCiência (filme e debate)

Filme: Uma Mente Brilhante (140min), dirigido por Ron Howard, com Russell Crowe, Ed Harris,  Jennifer Connelly, Paul Bettany, Christopher Plummer, Josh Lucas, Adam Goldberg e Juddy Hirsch.l

Quando: todo o primeiro domingo de cada mês, a partir das 16h (a previsão é que o evento termine por volta das 20h);

Exibição: dia 7 de abril,

Especialista convidado para o dia 7: Ubiratan D’Ambrosio, matemático e historiador da Matemática.

Mediador: José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS

Onde:  Auditório LabMIS do Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – tel: 11-2117-4777 www.mis.sp.org.br

Número de lugares:  60

Entrada: franca (retirada do ingresso uma hora antes do início do filme).

Professor:  José Luiz Goldfarb

Público alvo: Pessoas apaixonadas por Ciência e Cinema, assim como estudantes de Letras e de Jornalismo, jornalistas e pessoas interessadas em debater mídias sociais.

Inscrições: 11-2117-4777, ramal 402

Estacionamento conveniado: R$ 8,00 (desde que a pessoa carimbe o estacionamento na recepção).

Acesso e elevador para cadeirantes

Ar-condicionado: sim

Realização: #RedeMIS

Apoio: Fundação Santa Maria

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *