Giro de Notícias

Livro ensina a aprender inglês cantando e também a cantar em inglês

0Shares

“Aprenda Inglês Cantando e Aprenda a Cantar em Inglês”

De Carlos Gontow e Cris Gontow

DISAL Editora

172  páginas

Preço: R$ 36,00

 

Capa do livro

Com muitos anos de experiência no ensino de inglês, Carlos Gontow e Cris Gontow apresentam neste livro dicas práticas, em linguagem acessível, que ajudam o leitor a ter mais sucesso no seu aprendizado do idioma inglês através da música. E para quem só quer aprender a cantar em inglês, o livro também pode ser um grande aliado.

No livro estão os primeiros passos desse processo divertido e muito eficiente. Há dicas  gerais e outras mais específicas, além de atividades para você praticar gramática e vocabulário. E ainda há dicas de pronúncia para ajudá-lo a cantar e, consequentemente, a falar melhor em inglês.  “Além de ser divertido, cantar ajuda a aprender inglês. Estudos comprovam que o cérebro absorve e retém uma língua nova muito melhor quando as informações são transmitidas através da música”, afirma Carlos Gontow.

            Um livro para soltar a voz, aprender inglês cantando e aprender a cantar em inglês!

 

Exemplo de capítulos do livro:  

Introdução

            No episódio The Spanish Teacher da terceira temporada do seriado Glee, o cantor Ricky Martin faz o papel de um professor de espanhol. Numa conversa com a personagem Will Schuester ele conta o seu segredo para aprender inglês: Ele diz que adora cantar e que aprendeu inglês assistindo a um programa de televisão chamado Solid Gold. Ele diz ainda que foram feitos estudos confirmando que o cérebro absorve informações como uma língua nova ou uma equação matemática muito mais rapidamente e as retém melhor quando aquelas informações são transmitidas através de música. Finalmente ele completa aconselhando a Will, que é professor de espanhol, como fazer os seus alunos aprenderem o idioma. Ele sugere que o professor ensine música latina, pois cantando em espanhol os alunos vão aprender a língua sem perceberem.

Segundo Dale T. Griffe, autor de Songs in Action, “músicas oferecem uma oportunidade de se conhecer a cultura de um povo, permitindo que conheçamos os valores das pessoas que falam aquela língua. Além disso, elas dão informações sobre o contexto histórico e social para se aprender a lingua. E mais do que isso, ela são um veículo para a língua em si, oferecendo ao aluno oportunidades de praticar a entonação, o ritmo, sem falar no vocabulário.”

Nós concordamos que cantar é ótimo para aprender línguas. Segundo Anice Paterson e Jane Willis no livro English Through Music, “A música e a linguagem trabalham muito bem juntas. Cantar é uma excelente maneira de aprender e memorizar palavras e expressões e de desenvolver familiaridade com os sons e a estrutura da língua.”

Muitas estruturas gramaticais em inglês parecem difíceis no início, mas com a prática e com o uso elas vão se tornando mais fáceis. O que precisamos fazer é internalizar essas estruturas, para que consigamos falar sem ter que pensar.

Quando falamos em português, as frases já vêm prontas à nossa boca. Nós não precisamos pensar antes de falar. É como se tivéssemos um repertório de frases guardadas na nossa cabeça. Quando vamos falar, essas frases vão vindo à tona. Um dos segredos para aprender inglês é construir esse repertório e usá-lo na hora certa. Nesse sentido, a música pode ser um excelente aliado. Quando cantamos, repetimos a mesma frase tantas vezes que as palavras ficam gravadas na nossa mente. E depois, sem percebermos, acabando usando aquelas frases em conversas, de uma maneira natural. É por isso que cantar ajuda tanto a aprender inglês.

Muitas pessoas nos procuram e nos pedem para ensiná-los a cantar. Embora nós adoremos cantar, não somos professores de música. Para você aprender a cantar, você precisa de um professor de canto. É preciso muito treino para aprender todas as técnicas de canto. Esse tipo de ajuda não podemos dar.

Mas se você apenas gosta de cantar – como nós – ou se quer cantar em inglês para melhorar o seu inglês, podemos ajudar, sim. Este livro contém dicas de como aprender a cantar em inglês e de como aprender inglês através de músicas. Damos dicas mais gerais e dicas específicas de atividades para que você pratique gramática e vocabulário. E ainda temos dicas de pronúncia para ajudá-lo a cantar e, consequentemente, a falar inglês melhor.

Em função dos direitos autorais das músicas, não podemos publicar todas as letras, mas podemos colocar pequenos trechos delas, que servem como exemplos. Se você quiser mais, pode procurar as letras na Internet, ou nos encartes que vêm com os CDs.

Boa sorte, cante bastante, divirta-se e aprenda inglês!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *