Giro de Notícias

Carta da Sociedade Brasileira de Dermatololgia às Entidades Médicas do País e à População Brasileira

0Shares

A Sociedade Brasileira de Dermatologia manifesta seu absoluto e veemente repúdio às declarações da presidente da República, Dilma Roussef a respeito da importação de médicos para o Brasil, a ampliação de vagas de residência médica e cursos de medicina no país. Não bastasse o Projeto PROVAB, nossa presidente comete mais uma vez um tremendo equívoco no seu governo.

Os médicos que a presidente pretende importar se destinam ao atendimento da população carente e mostra, com suas declarações, uma visão completamente míope a respeito da saúde no Brasil. Trata os médicos como uma simples mercadoria, imaginando que a importação destes profissionais, a ampliação de vagas de residência médica e cursos de medicina irão resolver a assistência médica à nossa gente.

A Presidente Dilma, ao se manifestar com estas medidas absurdas, esquece de consultar a opinião das entidades que representam a classe médica no Brasil como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) e de seu próprio Ministério da Educação que rege as normas de abertura de novas Faculdades de Medicina no nosso país. E o pior, a importação de médicos sem validação de seus diplomas, além de uma medida inconstitucional, desrespeita a classe médica e deixa a saúde da população mais vulnerável ainda.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia espera que a presidente da República aprove a Lei do Ato Médico, melhore a qualidade do ensino médico de nosso país, as condições de trabalho da classe médica brasileira, com planos de carreira, remuneração justa, digna e também as condições físicas onde os médicos exercem sua profissão.

Assim a Sociedade Brasileira de Dermatologia apoia as manifestações das entidades médicas nacionais, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), bem como outras entidades e instituições médicas do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD – www.sbd.org.br), com mais de seis mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência. É a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho. É presidida pela Dra. Denise Steiner, na gestão 2013-2014.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *