Giro de Notícias

Universidade Madura! PUCRS lança programação online para idosos

0Shares

Com palestras gratuitas e novos cursos pagos, a universidade gaúcha apresenta conteúdos e informação para o público da terceira idade.  

Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), lançou uma instigante programação com novos cursos e atividades gratuitas para este semestre. Para garantir a saúde e o bem-estar do público idoso em meio à pandemia da Covid-19, as atividades foram adaptadas para acontecer na modalidade totalmente online.

A proposta visa levar conhecimento, gerar momentos de relacionamento, realizar novas atividades e a descoberta de novos formatos para se manter ativo, tudo isso diretamente do conforto de suas casas.  

Palestras abertas ao público no Youtube 

De forma gratuita, as palestras online levarão conteúdo aos idosos. Os encontros serão no canal oficial da PUCRS no Youtube e contarão com a participação de convidados de diferentes áreas.

Confira a programação de agosto:  

Dia 12 de agosto, às 15h, com o tema “Idoso e a Tecnologia: Desvendando Novos Horizontes. Atualmente, serviços como correio eletrônico, hipertextos e videoconferência estão integrados no cotidiano de grande parte da população. Os idosos podem usufruir desses serviços que, usados de forma apropriada, estimulam a percepção, a memória e a socialização, abrindo novos horizontes para uma vida mais ativa e feliz. Os palestrantes serão Marco Aurélio Mangan (doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e professor da Escola Politécnica e na Unati) e Francelise de Freitas (psicóloga e mestra em Gerontologia Biomédica). Para assistir, basta acessar este link

Dia 26 de agosto, às 15h, com o tema “Só é Velho Quem Quer”. No encontro, os convidados debaterão sobre condutas que serão tomadas pelas pessoas que buscam se tornar idosos saudáveis, com autonomia e independência no envelhecimento. Os palestrantes são Newton Luiz Terra (médico geriatra e pesquisador do Instituto de Geriatria da PUCRS) e Clarissa Biehl Printes (educadora física e doutoranda em Gerontologia Biomédica pela PUCRS). Para conferir a palestra, neste link. 

Cursos programados na plataforma Zoom 

De forma paga, cinco cursos têm início em agosto, todos na modalidade online, pela plataforma Zoom. O Vida digital busca promover a inclusão digital e incentivar a troca de experiências positivas no uso de redes sociais virtuais. O Português e Literatura: crônicas do cotidiano visa proporcionar aos alunos situações de aprendizagem com objetivos focados no uso da Língua Portuguesa e no contato com a literatura de qualidade, para a construção de crônicas/relatos do cotidiano de cada um.  

Os cursos Língua inglesa VI e língua inglesa VII buscam incentivar habilidades comunicativas básicas, aprofundar estruturas da língua inglesa de nível básico e desenvolver estratégias de estudo. Já o curso Prevenção de quedas para idosos é voltado a geriatras, cuidadores e profissionais de Educação Física, entre outros. Visa informar sobre as principais quedas dos idosos e preveni-las através de exercícios físicos, fisioterapia e acessibilidade para a prevenção de quedas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *