Giro de Notícias

Carlos Gontow fala sobre a coluna diária que inicia hoje e diz que não há idade limite para quem quer aprender a falar inglês

0Shares
Carlos Gontow

Professor, escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow começa hoje a publicar uma dica diária para os leitores do “Jornal Coroa Metade” aprenderem inglês com sucesso. Carlos é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que passam a ser publicadas em nosso jornal.

Veja a seguir a entrevista com o professor Carlos Gontow:

Como surgiu seu blog? Foi devido a uma experiência vivida por mim quase que diariamente. Em todo os lugares que vou as pessoas comentam: eu preciso aprender inglês’. Há inclusive muita gente que já estudou, fez cursos, lição de casa, prova e não aprendeu, o que leva a uma frustração ainda maior. Tudo isso me fez pensar e questionar: ‘Por que alguns conseguem aprender e outros não? Qual o segredo do aprendizado?”  Descobri que não existe um único segredo, mas vários.  As pessoas são diferentes e aprendem de maneiras diferentes. O que elas precisam é descobrir qual a melhor maneira para aprenderem. Eu, como muitas outras pessoas, estudei e aprendi inglês bem – falo, entendo, leio e escrevo fluentemente. O que me faz diferente de outros que não conseguiram aprender ou que não aprenderam tão bem? Qual foi o meu segredo? Sou professor de inglês desde 1987 – já faz mais de 20 anos. Penso em todos os cursos que fiz como aluno e em todos os meus colegas de turma. Por que muitos não chegaram lá? Também penso em todos os anos em que atuei como professor, nas pessoas que estimulei para o aprendizado do idioma através das minhas aulas e peças de teatro. Isso tudo – a união do que vi, ouvi e observei, com as minhas experiências como aluno e professor, levou-me à idéia de fazer um blog com dicas de inglês para ajudar as pessoas a aprenderem melhor

Muitas pessoas dizem que quem é mais velho tem mais dificuldade para aprender  idiomas. Isso é verdade? Tudo o que aprendemos na vida é difícil no início. Para ficar fácil, é preciso praticar bastante e se dedicar. O que acontece é que muita gente mais velha já não tem a mesma paciência para estudar e praticar. Uns dizem que não têm tanto tempo – o que é verdade. Mas com dedicação, todos conseguem aprender em qualquer idade. As crianças têm uma facilidade maior para aprender línguas, pois conseguem aprender com uma boa pronúncia desde cedo. Mas conheço muitas pessoas que aprenderam mais velhas e aprenderam muito bem. É possível aprender em qualquer idade!

Que tipos de dicas você dará aos nossos leitores? Não serão dicas de inglês. Nada de gramática ou vocabulário! São dicas de como estudar ou de como praticar para poder aprender melhor. São estratégias que podem ser usadas para ajudar o aprendizado. Os textos que serão publicados neste espaço, retirados ou adaptados do meu blog, são escritos em linguagem simples e direta e têm como objetivo mostrar que todos podem aprender essa língua tão importante. Os textos trazem dicas diferentes e exemplos de como usá-las de maneira prática. Alguns títulos das dicas são: Tente Pensar em inglês; Não se consegue nada sem esforço;  Assista a filmes em inglês; Aceite a língua como ela é – não lute contra;  Não tenha medo de errar; Cante em inglês;  Imitar é bom;  Faça o chato ficar divertido;   O inglês é como uma caderneta de poupança; Pense no que já sabe, não no que falta e Não se preocupe em entender todas as palavras de um texto. Procuro ajudar as pessoas a lidarem com as dificuldades e superar obstáculos, visando o sucesso no aprendizado do inglês. Mas o mais importante é o leitor perceber que o esforço para aprender deve partir dele mesmo. Todos são capazes de aprender. Basta ter força de vontade e persistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *