Giro de Notícias

Não se consegue nada sem esforço

0Shares

Por Carlos Gontow

 

Meu amigo, minha amiga, não adianta querer moleza. Nada dá resultado se você não se esforçar. Então você se matriculou em uma escola de inglês e acha que “agora sim vai aprender”?

Pode ser a melhor escola da cidade, a mais cara, a mais barata, a mais próxima da sua casa, não importa. O que você vai aprender dependerá do seu esforço.

No primeiro dia de aula, costumo perguntar aos meus alunos o que eles esperam do curso. Todos dizem que querem falar inglês melhor, aumentar o vocabulário, entender filmes e programas de TV, ler jornais, revistas e livros em inglês, e muitas outras coisas mais.

Dias depois , pergunto se eles têm assistido a filmes em inglês sem legenda. Muitos falam que não, que não têm tempo, que é difícil entender, blá-blá-blá.

Claro que é difícil de entender! Mas se você se esforçar, verá que a cada dia entenderá mais. Se você treinar um pouco todos os dias, começará a entender melhor. Se treinar só uma vez por semana, entenderá mais a cada semana, mas não tanto quanto quem treinou todos os dias. E assim por diante.

Você tem tentando ler em inglês? Não o livro da escola, mas outros livros, revistas, histórias em quadrinhos? Sim? Percebeu como a cada leitura você entende um pouco mais? Isso é o seu esforço que está dando certo. Demora um pouco, mas funciona mesmo.

Você vai me dizer, “Mas eu não tenho só o inglês na minha vida!” Eu sei disso, mas quem está querendo aprender melhor o inglês é você mesmo. Quanto mais você praticar, melhor será para você.

Está com dificuldade em algum ponto gramatical? Faça uns exercícios extras. Peça ao seu professor (se tiver um) que sugira um livro de exercícios e também um site na Internet e pratique mais. Com o tempo começará a entender mais.

 

Se você quer entender inglês melhor, assista a filmes, ouça músicas, ouça programas de rádio em inglês…quanto mais ouvir, mais você entenderá.

 

Você viu o filme Julie & Julia? Nesse filme, a personagem Julia Child (vivida pela maravilhosa Maryl Streep) vai a uma aula de culinária e não consegue picar as cebolas de maneira correta.

O que ela faz depois disso? Vai para casa e começa a picar cebolas. Ela pica tantas cebolas, que quando o marido chega em casa há uma montanha de cebolas picadas.

De tanto treinar, ela aprende a picar cebolas. E na aula seguinte faz tudo perfeitamente.

Aliás, a própria  Maryl Streep deve ter praticado muito para falar do mesmo jeito que a verdadeira Julia Child. Você pode ver no YouTube vídeos da Julia Child original e a constatar que a voz que Maryl faz no filme é igualzinha.

Isso mostra que o esforço realmente compensa. Você não precisa picar cebolas para aprender inglês, mas o princípio é o mesmo. Se você se esforçar, haverá um momento em que irá aprender. Isso é certo!

Para aprender inglês, você precisa praticar. Já ouviu aquele ditado que diz que a prática leva ‘a perfeição? quando você pratica, repete a mesma coisa muitas vezes, e a cada vez você fará aquilo melhor.

É o seu esforço dando resultados.

 

 (Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas diariamente em nosso jornal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *