Fiordes: uma das maravilhas do planeta!
Há poucos destinos no mundo tão encantadores quanto os fiordes e a cidade de Bergen, na Noruega.
por Airton Gontow
Os fiordes da Noruega – profundos e estreitos golfos que penetram as costas do país – são belos e misteriosos. Geralmente são silenciosos. Algumas vezes, no entanto, emitem um profundo e incessante som: “uuuuu uuuuu uuuuu”. Braços longos e estreitos do mar, situados entre grandes montanhas, os fiordes não deixam escapar os ventos que neles penetram. É por isto que surge o estranho som. Mas para muitos habitantes das centenas de vilarejos que se espalham pela área, o que se ouve é o espírito que protege os fiordes ou ainda, como preferem outros, o som dos fantasmas que habitam a região.
A maioria dos fiordes noruegueses está localizada na mesma região, onde fica a cidade de Bergen. Os noruegueses costumam dizer que os fiordes pareceriam grandes quadros pintados por artistas magníficos, se não fosse a presença das inúmeras cachoeiras, que através do movimento anunciam que a paisagem é real.
As montanhas mudam de aparência nas diferentes estações do ano. No verão e na primavera apresentam uma exuberante vegetação. No outono são incrivelmente belas, com o cume coberto de neve e o restante ainda verde. Em todas estas estações os vilarejos permanecem pequenos e coloridos, sempre rodeados de plantações, com pescadores e seus pequenos barcos.

Foi na área dos fiordes que os vikings (guerreiros) viviam, planejavam e partiam para suas invasões. Eles surgiram no século IX e durante 300 anos aterrorizaram grande parte da Europa com sua preferida e mais lucrativa atividade: a pirataria. Percorrendo-se os Fiordes fica claro que a região era utilizada como uma proteção natural para os Vikings. Além de dedicar-se à pirataria, eles também se dedicavam ao comércio de peles e à pesca, especialmente das baleias.
Existem muitas alternativas para se visitar os fiordes, a maioria delas parte de Bergen. Próximos a Bergen estão localizados os dois maiores fiordes noruegueses, o Sogne (Sognefiord) e o Hardanger (Hardangerfiord). Uma boa opção é alugar um automóvel. A grande vantagem é poder parar em todas as paisagens que se desejar. O modo mais comum são as viagens que utilizam ônibus, o trem e o “ferry-boat”.
A viagem mais impactante é a que percorre durante três dias o Sognefiord, o maior fiorde do mundo. Com 180 km de extensão e 1.200 metros de profundidade em alguns trechos, ele chega até a região central da Noruega. Sua principal cidade é Balestrand. O Sogne apresenta surpreendentes e pitorescas paisagens em cada uma de suas curvas. É cortada a todo instante por cachoeiras de diversos tamanhos. Nas paradas do “ferry-boat” é possível conhecer-se um pouco da vida dos vilarejos.
A fascinante Bergen, “capital dos fiordes”
Conhecida como “a capital dos fiordes”, Bergen surpreende o turista que nela desembarca pensando em utilizá-la apenas como ponto de passagem, rumo aos fiordes. Segunda cidade da Noruega, com 290 mil habitantes, Bergen apresenta um conjunto notável de beleza natural, história, cultura e modernidade.

Bergen está situada, ou melhor, “protegida” – como gostam de dizer seus habitantes – entre sete montanhas. Sua fundação remonta a 1070, época do declínio Viking. O rei Olav Kyrre, conhecido como “o Manso”, escolheu a região devido a seu porto natural. Sua escolha estava certa e a cidade cresceu rapidamente, tornando-se por muitos séculos a maior da Escandinávia. No século 13, Bergen tornou-se a capital da Noruega.
O melhor a se fazer em Bergen é simplesmente andar e se deixar envolver pela magia que ela oferece. Há centenas de igrejas antigas e casas de madeira com telhados pontiagudos. Passeando a pé o turista chega ao setor histórico da cidade, onde estão as antigas construções de madeira, que foram tombadas pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.
O turista sempre acaba chegando ao Bryggen, que é o antigo porto da cidade. No local é possível comprar as delícias da região, como arenques defumados, camarões, lagostas, sardinhas e, claro, bacalhau. Também é possível adquirir no local produtos que não vêm do mar, mas são igualmente saborosos, como pães, frutas, molhos e uma grande variedade de queijos perfumados.
Para os amantes das artes, Bergen também é rica em atrações. Ao mesmo tempo em que é regional e acolhedora, a cidade é cosmopolita, com muitas atividades culturais e uma vibrante universidade, com cerca de 17 mil estudantes. Ela possui o mais antigo teatro da Noruega, o “Den Nationale Scene”, com uma das mais antigas orquestras sinfônicas do mundo, a Musikselskabet Harmonien, criada em 1765. Foi em Bergen que nasceu o mestre do violino Ole Bull e o consagrado compositor clássico Edvard Grieg. A casa onde Grieg viveu e compôs parte de sua obra está a oito quilômetros do centro. É melhor visitar a cidade no verão (junho, julho e agosto), quando acontecem concertos e recitais.
Durante todo o ano há em Bergen inúmeros outros eventos musicais, com gêneros que vão do jazz ao rock. O mais conhecido é o Bergen International Festival, que acontece em maio e junho. Focado em música clássica, teatro e dança, acontece desde 1953. Destaque também para o Festival Internacional de Cinema (BIFF – Bergen International Film Festival), um dos mais importantes da Europa, que este ano acontece de 14 a 22 de outubro. Também é obrigatória a visita à Igreja de Santa Maria, construída de 1130 a 1170, o mais antigo edifício da cidade.
Ainda que repleta de detalhes, Bergen deve também ser vista do alto. A melhor opção é pegar o funicular – um pequeno vagão puxado por cabos de aço – que leva até o farol e o observatório da cidade. Também é recomendável um passeio no bondinho para o topo do Ulriken. O melhor horário é de manhã, já que à tarde o panorama fica prejudicado pela posição do sol.
Bergen é o ponto de partida mais indicado para excursões aos fiordes, dada sua proximidade com dois dos maiores deles: o Sogne e o Hardanger. O turista que se apaixonar por Bergen não deve, de forma alguma, sucumbir aos seus encantos e deixar de visitar os fiordes. Apesar do charme das atrações da cidade, eles continuam a ser a maior atração da Noruega. (A.G)
- Fiordes: uma das maravilhas do planeta! - 24 de janeiro de 2026
- Pelé, o melhor da história. (Estava escrito nas estrelas?) - 23 de outubro de 2025
- A nossa longevidade e a brevidadedos pets: por que eles partem tão cedo? - 6 de outubro de 2025
