Humor e informação se unem na websérie “Faz a conta. Não cai nesse golpe”, que estreia no Youtube
A combinação entre entretenimento e educação digital dá o tom da websérie lançada pela Muda Cultural em parceria com o Nubank. A produção, que tem Iara Jamra como protagonista, estreia no YouTube e utiliza humor, ficção e situações do cotidiano para orientar o público sobre como reconhecer e evitar fraudes virtuais.
A Muda Cultural agência que viabiliza iniciativas de impacto para diversas áreas (social, educacional, saúde, cultural, entre outras), lançou em parceria com o Nubank, uma websérie fundamental para os tempos atuais em que proliferam golpes virtuais, nas mais diversas áreas. O divertido, leve e, ao mesmo tempo, rico em conteúdo “Faz a Conta: Não cai nesse golpe!”, transforma cenas e eventos do cotidiano em ferramentas que ajudam o público a não cair em golpes virtuais. Protagonizada por Iara Jamra — conhecida por trabalhos como Castelo Rá-Tim-Bum e Tieta — a série, que tem dez episódios, apresenta Glória, uma aposentada espirituosa que transforma suas experiências com golpes digitais em aprendizado compartilhado. Os episódios já podem ser assistidos no YouTube da Muda Cultural. Entre costuras, cafés e postagens, a personagem apresenta relatos inspirados em casos reais e reforça seu bordão característico: “Faz a conta!”.

Para Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural, a personagem sintetiza a proposta da websérie: “A Glória é sagaz, divertida e atenta. Uma personagem 60+ que comunica muito bem com a juventude. Ela nos lembra que conhecimento e bom humor são aliados poderosos para a construção de um ambiente digital saudável e seguro”.
Personagens e episódios
A produção apresenta dez episódios e um elenco que representa perfis variados do dia a dia. Entre eles:
- Gilvan, o zelador prestativo que acompanha Glória;
- Lurdinha, vizinha que se deixa levar por pequenos golpes;
- Nelsinho, sempre em busca de conselhos sobre promoções e mensagens suspeitas;
- Juventina, tartaruga de crochê e confidente silenciosa da protagonista;
- Zoroastro, o “crush” de Glória;
- Mercedes, seguidora que cai em golpe ao tentar ajudar o marido;
- Marina, jovem que acredita em ofertas irresistíveis nas redes sociais.
Cada capítulo apresenta um tipo de golpe digital — de promoções falsas à clonagem de WhatsApp e até deepfakes — sempre com uma abordagem leve e educativa. O resultado é uma produção que une narrativa envolvente, informação e humor como forma de empoderamento digital.
A informação como forma de proteção
Os números ajudam a dimensionar a urgência do tema. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de estelionato digital cresceram 408% entre 2018 e 2025, e 24% dos brasileiros afirmam ter perdido dinheiro em golpes virtuais no último ano. Entre as vítimas, 16% têm mais de 60 anos.

“O avanço das tecnologias e a popularização dos pagamentos digitais criaram um ambiente fértil para o aumento das fraudes virtuais. O Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking mundial de ataques cibernéticos, e golpistas se aproveitam da falta de informação para aplicar armadilhas cada vez mais sofisticadas. Cresce a urgência de traduzir o tema da segurança digital em uma linguagem acessível, e é justamente esse o papel do ‘Faz a Conta’, transformando informação técnica em aprendizado cotidiano”, finaliza Ítalo Azevedo.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência com 18 anos de experiência na criação de estratégias e gestão de incentivos fiscais para promoção de iniciativas de impacto. Sua atuação abrange várias áreas; desde inclusão digital, educação financeira, capacitação e democratização do acesso à arte e à cultura, até propostas de sustentabilidade com foco em reciclagem, projetos de apoio à criança e adolescente, público idoso, saúde e esporte, destacando-se também pela parceria com empresas e instituições que buscam investir em iniciativas alinhadas ao universo ESG, criando projetos para marcas como Grupo Boticário, Itaú e Claro.
Só em 2024, mediou 36 patrocínios e direcionou R$ 10 milhões em recursos, fortalecendo diversas marcas por meio dos mecanismos de incentivos fiscais criados com o suporte da Muda Cultural. Para 2025, a empresa visa fortalecer seu posicionamento institucional, se consolidando ainda mais nas áreas de gestão de incentivos, portfólio de projetos proprietários e desenvolvimento de projetos sob medida. Entre as iniciativas já realizadas este ano estão: Aprendizes Digital, Artistas de Rua e maquie&crie.
Sobre o Nu
O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 122 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores.Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência.
A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhore.
Ficha Técnica:

Websérie: Faz a Conta: Não cai nesse golpe!
Onde assistir: YouTube da Muda Cultural
Realização: Muda Cultural, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro
Patrocínio: Nubank
Viabilização: Lei Rouanet – incentivo a projetos culturais
- Humor e informação se unem na websérie “Faz a conta. Não cai nesse golpe”, que estreia no Youtube - 4 de dezembro de 2025
- Baixa ingestão de proteínas agrava risco de osteoporose em idosos - 16 de outubro de 2025
- Festival de Cinema Acessível Kids exibe filme na União de Cegos do Rio Grande do Sul - 16 de outubro de 2025
