Giro de Notícias

Sábado é Dia de Cerveja! Ou melhor, de Curso de Sommelier de Cervejas…

0Shares

 A Associação Brasileira de Sommelier  (ABS) e o Instituto da Cerveja Brasil abriram vagas aos sábados para o Curso de Sommelier de Cervejas. As aulas começam no dia 3 de outubro e serão ministradas na sede da ABS, em São Paulo.

 

Em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o Instituto da Cerveja Brasil abriu vagas para aulas aos sábados do curso de formação profissional de sommelier de cervejas, que começa no dia 3 de outubro, na sede da ABS, à rua Rua Gomes de Carvalho, 1327 – cj. 21, na Vila Olímpia.  O curso de sommelier de cervejas tem como objetivo capacitar o participante nos variados temas relacionados ao universo cervejeiro, possibilitando atuação tanto como sommelier profissional quanto prestando consultoria nos mais diferentes segmentos do mercado – lojas, bares, restaurantes, distribuidoras, importadoras ou cervejaria.  Ao final do curso – que tem um total de 104 horas-aula -, os alunos estarão aptos a sugerir harmonizações adequadas aos variados tipos de gastronomia, a elaborar cartas destinadas a diferentes pontos de venda, a promover eventos de degustação e harmonização para os diversos públicos consumidores, a servir de acordo com as diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas – com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível, além de utilizar conceitos e estratégias de marketing e de mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no seu local de trabalho.

De acordo com os organizadores, o conteúdo do curso abrange os seguintes tópicos: Introdução/MP/Teste Cego; História e Análise Sensorial; Matérias-primas e Legislação; Famílias de Cerveja – Escola Alemã; Levedura, Processo parte 1; – Processo parte 2;  Escola Belga; Visita à fábrica; Escola Anglo-saxônica; Escola America, Tendências e treino às cegas; Introdução à harmonização; Carta de cervejas e harmonização de queijos; Glassware, harmonização de embutidos; – Serviço; Concursos de Cervejas e harmonização de doces; Coquetelaria; Mercado; Marketing; Qualidade e Off-Flavours; Cerveja e Saúde; e Chope e treino às cegas. O curso conta com a certificação da Associação Brasileira de Sommelier

Calendário:

Aulas (início 9h e- término às 18h, com intervalo de duas  horas para almoço), nos meses de outubro  (3,17 e 24), novembro (7, 14 e 21), dezembro (5 e 13), janeiro (16 e 23), fevereiro (13 e 20) e Março  (5), com 104 horas de duração.

É obrigatória uma frequência mínima de 80%.  A avaliação será feita em duas provas teóricas objetivas; um prova prática dissertativa e um trabalho. A media para aprovação é 5 (cinco). O curso é voltado para entusiastas, cervejeiros caseiros, profissionais de bares, restaurantes, importadoras e outros estabelecimentos relacionados, empreendedores da esfera gastronômica. É pré-requisito ter o Ensino Médio Completo.

Os professores são os seguintes: Estácio Rodrigues, um dos diretores do Instituto da Cerveja Brasil e também professor de algumas das aulas; Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha); Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha);  Fernando Carvalho – gastrônomo, sommelier de cervejas e mestre em estilos pela ABS e ICB -; Edu Passarelli – especialista em cervejas e em gestão de negócios em serviços de alimentação; Alexander Moraes – especialista em padrões gastronômicos, sommelier de cerveja e mestre em estilos pela ABS e ICB – e Márcio Silva – Mixologista. A coordenação é de Estácio Rodrigues. O investimento para o curso é de R$ 3 mil à vista ou 8 x de R$395,00 no boleto.

Sobre o Instituto da Cerveja Brasil

O Instituto da Cerveja Brasil é, atualmente, a maior referência brasileira em educação cervejeira do País. Em sua lista de professores, estão alguns dos profissionais mais respeitados do mercado, como o doutor Martin Zarnkow, da universidade alemã Weihenstephan – a mais bem conceituada escola atuante na formação de profissionais da cerveja do mundo. Fundado em 2010, por Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha); Alfredo Ferreira,mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha); e Estácio Rodrigues, MBA em gestão de negócios pela ESPM, o Instituto capacita profissionais, oferecendo palestras e cursos profissionalizantes e de especialização. Também difunde e consolida a cultura cervejeira no mercado brasileiro, por meio de competições, como o Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, criado em parceria com ABS- Associação Brasileira de Sommeliers.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *