Giro de Notícias

Keukenhof,  o Parque das Tulipas, é um pedaço do Paraíso na Terra

0Shares

O incrível parque floral, considerado o mais belo do mundo, situado a 30 minutos de Amsterdã, Haia e outras cidades holandesas, só pode ser visitado poucas semanas por ano. 

Texto: Airton Gontow

Fotos: Maria Pereira Gontow

 

 

Keukenhof!
Keukenhof!

Keukenhof, o Parque das Tulipas, na Holanda, é na Terra a visão mais próxima do Paraíso. O maior e mais belo parque floral do mundo só abre para a visitação poucas semanas por ano, quando as tulipas mostram seu esplendor.

Com sete milhões de bulbos plantados à mão anualmente por verdadeiros artesãos da jardinagem e mais de 2.700 árvores, em uma área de 32 hectares, com muitos jardins e quatro pavilhões, o parque recebe, em apenas dois meses, cerca de 800 mil visitantes, em busca de suas flores – narcisos, jacintos, rosas, orquídeas, íris, cravos lírios e,  principalmente, cinco mil variedades de tulipas – de cores e formas variadas;  além de grama verde, moinho, cafés, lagos e lindos trabalhos ornamentais, como o mosaico floral de 250 m² feito em 2015, só com tulipas, com o auto-retrato de Van Gogh. A cada ano é criado um novo tema central e no ano passado o homenageado foi justamente Vincent van Gogh, para marcar os 125 anos da sua morte.

cenários maravilhosos
cenários maravilhosos

Keukenhof fica em Lisse a “meia hora” de Amsterdã, Haia, Haarlen, Leiden e Delft, mas é importante que você não se deixe acomodar pela curta distância. Tente chegar bem cedo para escapar do trânsito no caminho. Para quem tem o hábito de andar de bike, uma excelente pedida é partir de Noordwijk, Zandvoort ou mesmo de Leiden, e pedalar até Keukenhof.

"Bicicletar" entre as tulipas é um momento para sempre.
“Bicicletar” entre as tulipas é um momento para sempre.

Dá para fazer o parque em um dia, mas também é boa dica dividir o passeio em dois e fazer tudo mais preguiçosa e prazerosamente.

Um dos grandes momentos do parque é a famosa Parada das Flores, em maio. Você só deve visitar o Keukenhof nesse dia se for um apaixonado por grandes eventos, multidões e, claro, flores. Nessa ocasião, com tanta gente, você vê um grande e florido desfile, mas o parque perde parte de sua identidade e tranquilidade cotidiana.

Pedalar (ou caminhar) no parque é uma experiência incrível. Você pode – e deve – alugar uma bike para percorrer os campos de tulipas (algumas pessoas fazem também um belo e bucólico passeio de barco). Sair por aí, em estradinhas planas, que margeiam os campos de tulipas, de diversas cores, é dessas experiências para guardar por toda a vida. Um bom percurso dura cerca de duas horas. Ao pedalar por essa região a gente se sente flutuando, a caminho das nuvens, como na clássica cena do filme “E.T”, de Steven Spielberg.

Recentemente, a humanidade viu com espanto e alegria que uma sonda enviada pelo homem finalmente chegou próxima de Plutão, após percorrer incríveis 4,8 bilhões de quilômetros. Também assistimos com esperança em um futuro melhor a notícia de que pela primeira vez astronautas comeram alface plantada no espaço.

No último mês de maio, este repórter caminhou, pedalou e sonhou com o dia em que cada ser humano pudesse ver em nosso planeta ao menos um lugar tão encantador quanto Keukenhof, plantado pela natureza e pela mão do homem. Apesar de tantos problemas, a nossa querida Terra é maravilhosa e repleta de lugares que são de outro mundo.

 

Mais fotos de Maria Pereira Gontow (8)

 

 

 

 

 

 

 

Amsterdã é uma cidade romântica!

 

Conhecida pela região da Luz Vermelha e pela permissão ao uso de algumas drogas, Amsterdã, com suas centenas de pontes e canais, é acima de tudo uma cidade romântica.

 

Amsterdã surpreende pelo romantismo
Amsterdã surpreende pelo romantismo

Famosa por sua red light e pelas drogas disponíveis em tantos cantos da cidade, a capital holandesa (cujo nome vem da barragem – dam –  construída em 1275 no rio Amstel) é, antes de tudo, linda e romântica.

Ao contrário do que se diz por aí, a bike não é a melhor forma de descobrir as maravilhas que Amsterdã reserva. Todas as formas são as melhores, de acordo com o seu perfil de turista. Dá para ir pedalando. De barco. Dê ônibus. De tram (bonde). Ou você pode simplesmente caminhar pelos exuberantes canais da cidade.

Construídos nos séculos 16 e 17, durante um notável período de crescimento econômico e cultural, os 120 canais, com cerca de 90 ilhas, são belos, apaixonantes e considerados desde 2010 Patrimônio Cultural da Humanidade.  Destaque para os canais Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht.

Além de atrações turísticas, são essenciais à vida da população. As pessoas trafegam, passeiam, sentam-se em bares e restaurantes às suas margens e até mesmo vivem em casas-barcos. Estima-se que existam 2.700 casas flutuantes (algumas delas para serem alugadas, o que pode ser uma diferente e inesquecível hospedagem). Junto aos canais estão as bucólicas pontes. São 1.280 delas!

pontes e canais compõem o cenário da maior cidade holandesa
Pontes e canais compõem o cenário da maior cidade holandesa

A maioria das atrações da cidade está na região dos canais ou bem próximo. O trajeto é entrecortado por bares, praças, prédios de poucos andares e museus. Esses últimos, cerca de 60, enchem de orgulho os habitantes, que garantem que Amsterdã tem a maior densidade de museus do mundo. Além disso, ao longo dos 100 quilômetros de canais há cerca de 1.550 monumentos. (A.G)

 

 

 

I Amsterdam city card: esse vale a pena!

 

De nome criativo, o I amsterdam city card é um bom investimento, mesmo para quem prefere fazer grande parte do percurso a pé. Com as versões 24, 48 ou 72 horas, você tem direito a transporte ilimitado de tram, metrô e ônibus e a um tour de barco pelos canais; além de consideráveis descontos em diversos bares, restaurantes e passeios, assim como na locação de bicicletas e até a quitutes gratuitos. (A.G)

 

Onde Ficar

 

Amsterdã

Mövenpick Hotel fica em região privilegiada da cidade
Mövenpick Hotel fica em região privilegiada da cidade

Mövenpick Hotel – Piet Heinkade 11 – 1019 BR – Tel: 31205191200

http://www.moevenpick-hotels.com/en/europe/netherlands/amsterdam/hotel-amsterdam/overview/

 

Haia

O elegante e charmoso Carlton Ambassador Hotel
O elegante e charmoso Carlton Ambassador Hotel

Carlton Ambassador Hotel – Sophialaan 2 – 2514 JP – Tel: 31703630363

www.carlton.nl/ambassador

 

A Holanda possui uma ampla rede de hotéis, pousadas, albergues e até “botels” (barcos que são hotéis na água), para todos os gostos e bolsos. Também há muitas opções de alugueis de quartos, apartamentos e casas, além de casas-barcos.

 

Como Chegar

KLM – há voos para Amsterdã a partir de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Recife.

 

Idioma: Holandês, também chamado de neerlandês

Moema: Euro

Visto: não é necessário

 

*Os repórteres viajaram com o apoio da Holland Alliance.

 

 Galeria com mais fotos do Parque: 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *