Giro de Notícias

Grêmio e Flamengo são gigantes com goleadas e equilíbrio em seus confrontos históricos

0Shares

O tricolor gaúcho e o Mengão são grandes clubes do futebol brasileiro, com muitas goleadas e um impressionante equilíbrio em seus confrontos diretos. 

Por Airton Gontow
Apaixonada torcida gremista
Apaixonada torcida gremista

O Flamengo foi arrasador do Maracanã e também muito superior na Arena do Grêmio e não deixou dúvidas sobre quem tem o melhor time do Brasil. Ainda que os gaúchos tenham atuado com muitos desfalques em ambos os jogos, o rubro-negro carioca mostrou que hoje é bem superior ao time gremista, Mas no confronto histórico entre o Imortal Tricolor e o Mengão, há um impressionante equilíbrio.

Nação rubro-negra, a maior do Brasil
Nação rubro-negra, a maior do Brasil

Em 118 partidas, são 41 vitórias gremistas (167 gols) e 40 do Mengão (150 gols).

Em goleadas, o Grêmio realmente goleia o time carioca. Fez 5 a 1 em 49, 3 a 0 (no Maracanã) em 69, 5 a 2 em 78 , 5 a 1 em 84, 6 a 1 em 89 e 4 a 1 em 2009.

O Flamengo venceu por 5 a 1 em 76 e 5 a 0 há poucos dias. Em finais de campeonatos, o Flamengo venceu o Brasileiro de 82 em pleno estádio Olímpico e o Grêmio ganhou o título da Copa do Brasil em pleno Maracanã.

Em mata-matas o Flamengo acaba de desempatar a disputa. Agora, em 11 embates, o Mengo eliminou os gaúchos em seis. Nas competições nacionais, em 1988, o Grêmio eliminou o Flamengo nas quartas de final do Campeonato Brasileiro; em 1989,  na semifinal do Copa do Brasil; em 1993,  na semifinal do Copa do Brasil;  e em 1995,  na semifinal do Copa do Brasil. Já o Flamengo, em 1999, eliminou o Grêmio nas oitavas de final da Copa do Brasil; em 2004, nas quartas de final da Copa do Brasil; e em 2018, nas quartas de final da Copa do Brasil. Em competições internacionais, em 1984, o Grêmio eliminou o Flamengo no jogo de desempate do triangular semifinal Copa Libertadores da América. Em 1992, o Mengão eliminou o time gaúcho nas oitavas de final da Supercopa Libertadores; em 2001, na semifinal da Copa Mercosul, e, no último dia 23, devolveu a eliminação de 84 tirando o Grêmio e passando à final da Libertadores contra o River.

O rubro-negro leva também vantagem em relação aos gaúchos em títulos nacionais. Enquanto o Flamengo tem cinco Brasileirões (eu considero seis, já que declararia o time carioca e o Sport campeões de 87, como aconteceu com Santos e Portuguesa no Campeonato Paulista de 73) e três Copas do Brasil, o Grêmio tem cinco Copas do Brasil e dois Brasileirões.

Os gaúchos, porém, levam vantagem em grandes títulos internacionais. O Grêmio disputou agora sua décima semifinal da Libertadores. O Flamengo a sua segunda. O Mengão vai agora para sua segunda final. O Grêmio disputou cinco. O Grêmio tem três Libertadores e um Mundial. O rubro-negro tem uma Libertadores e um Mundial. São dois gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial.

Lupicínio Rodrigues: "Até a pé nós iremos..."
Lupicínio Rodrigues: “Até a pé nós iremos…”
Lamartine Babo: "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo..."
Lamartine Babo: “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo…”

Há mais uma disputa que divide opiniões. Qual dos dois clubes tem o hino mais bonito: o GRÊMIO (“Até a pé nós iremos/Para o que der e vier/Mas o certo é que nós estaremos/Com o Grêmio onde o Grêmio estiver”), feito pelo grande compositor Lupicínio Rodrigues (16 de setembro de 1914 a 27 de agosto de 1974), gaúcho e gremista; ou o FLAMENGO (“Uma vez Flamengo/Sempre Flamengo/Flamengo sempre eu hei de ser/É o meu maior prazer/Vê-lo brilhar/Seja na terra/Seja no mar/Vencer, vencer, vencer/Uma vez Flamengo/Flamengo até morrer”, feito pelo grande compositor Lamartine Babo (10 de janeiro de 1904 a 16 de junho de 1963), carioca e torcedor do América-RJ?

Que continue por muito tempo essa disputa deliciosa, saudável e esportiva, desses dois grandes clubes que tantas vezes jogaram por música e fizeram seus torcedores chorar e cantar de paixão, amor, dor e alegria!
————————————————————————————–
Airton Gontow é jornalista, cronista e diretor do site de relacionamento Coroa Metade e do canal de YouTube Mundo Coroa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *