Giro de Notícias

Dicas para curtir com energia e saúde a folia do Carnaval

0Shares

Marcela Mendes, nutricionista do Mundo Verde, dá dicas para quem quer passar com saúde os dias que ainda restam do Carnaval 2020.

Muita gente, mesmo os mais maduros e maduras, exagera no Carnaval. “Quando passa a folia vem a hora da azia”, poderia dizer alguma marchinha carnavalesca!

Para evitar a festa seja estragada ou que os foliões se arrependam pelos excessos, a nutricionista do Mundo Verde, Marcela Mendes, diz aqui quais alimentos são indicados para a saúde não desandar durante ou depois do Carnaval. “Garanta que sua refeição seja rica em alimentos completos e bem selecionados, porque eles farão a diferença e irão preparar seu corpo para a folia”, afirma.

Carboidrato é a pedida da vez – eles são a principal fonte energética do corpo e do cérebro. Se você pretende curtir as festas de carnaval até o final, aposte em opções, como pães integrais, massas com molhos leves, arroz integral, batata doce e mandioca assadas, barrinhas de cereais, iogurtes integrais com aveia e granola;

Oleaginosas/Nuts – são ótimas alternativas de lanches durante a folia. Nozes, amendoim, castanhas e amêndoas são ricas em vitaminas do complexo B e minerais, nutrientes que não podem faltar quando o assunto é energia e disposição. Além de serem deliciosos, podem ser facilimente levados nos blocos, desfiles e festas de carnaval de rua. Promovem saciedade e evitam aquela fadiga indesejada;

Frutas – são bem-vindas sempre, mas nesta época quente do ano e em meio a tantos blocos de carnaval, podem ser valorizadas, porque são ótimas fontes de energia para o corpo. E se escolher bem, ainda auxiliam na hidratação do corpo. Aposte nas frutas como melancia, melão, manga, abacaxi e banana. Hidratação e disposição não vão faltar em meio à folia;

Hidratação – a hidratação é obrigação. Além das frutas citadas acima, devem ser ingeridos líquidos como a água mineral, água de coco e os isotônicos, o que ajuda a evitar quedas de pressão, desmaios, tonturas e diminui a fadiga e o cansaço. Hidrate-se antes, durante e depois das festas;

Chá Gelado – é uma ótima opção para hidratar o corpo neste carnaval. Além de ser energético e dar aquele “empurrãozinho” na eliminação de líquidos e medidas, estimula o efeito detox no organismo:

Comer a cada três horas – procure pequenas porções a três horas. Assim você evita queda de pressão, desmaios e fadiga e se mantém disposto para encarar todos os momentos da festa.

Evite! Fique longe de gorduras, frituras e doces em excesso, antes, durante e após as festas. Estes alimentos podem fermentar no intestino e gerar grande desconforto. E última coisa que você precisa durante do Carnaval, é indisposição.

Dormir é fundamental! – Tenha boas horas de sono antes de cair na folia..

Veja uma receita da nutricionista Marcela Mendes para antes de depois da Folia

Chá Verde gelado com limão siciliano e gengibre

Ingredientes:
1 sachê de chá verde
300ml de água quente

½ limão siciliano espremido

1 rodela de limão siciliano

Gelo a gosto

Gengibre a gosto

Modo de preparo:
Deixe o chá verde em infusão por 10 minutos. Coe e em uma xícara. Acrescente os demais ingredientes, deixando o gelo por último. Consuma em seguida e está pronto para a folia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *