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Marcela Mendes, nutricionista do Mundo Verde, dá dicas para quem quer passar com saúde os dias que ainda restam do Carnaval 2020.

Muita gente, mesmo os mais maduros e maduras, exagera no Carnaval. “Quando passa a folia vem a hora da azia”, poderia dizer alguma marchinha carnavalesca!

Para evitar a festa seja estragada ou que os foliões se arrependam pelos excessos, a nutricionista do Mundo Verde, Marcela Mendes, diz aqui quais alimentos são indicados para a saúde não desandar durante ou depois do Carnaval. “Garanta que sua refeição seja rica em alimentos completos e bem selecionados, porque eles farão a diferença e irão preparar seu corpo para a folia”, afirma.

Carboidrato é a pedida da vez – eles são a principal fonte energética do corpo e do cérebro. Se você pretende curtir as festas de carnaval até o final, aposte em opções, como pães integrais, massas com molhos leves, arroz integral, batata doce e mandioca assadas, barrinhas de cereais, iogurtes integrais com aveia e granola;

Oleaginosas/Nuts – são ótimas alternativas de lanches durante a folia. Nozes, amendoim, castanhas e amêndoas são ricas em vitaminas do complexo B e minerais, nutrientes que não podem faltar quando o assunto é energia e disposição. Além de serem deliciosos, podem ser facilimente levados nos blocos, desfiles e festas de carnaval de rua. Promovem saciedade e evitam aquela fadiga indesejada;

Frutas – são bem-vindas sempre, mas nesta época quente do ano e em meio a tantos blocos de carnaval, podem ser valorizadas, porque são ótimas fontes de energia para o corpo. E se escolher bem, ainda auxiliam na hidratação do corpo. Aposte nas frutas como melancia, melão, manga, abacaxi e banana. Hidratação e disposição não vão faltar em meio à folia;

Hidratação – a hidratação é obrigação. Além das frutas citadas acima, devem ser ingeridos líquidos como a água mineral, água de coco e os isotônicos, o que ajuda a evitar quedas de pressão, desmaios, tonturas e diminui a fadiga e o cansaço. Hidrate-se antes, durante e depois das festas;

Chá Gelado – é uma ótima opção para hidratar o corpo neste carnaval. Além de ser energético e dar aquele “empurrãozinho” na eliminação de líquidos e medidas, estimula o efeito detox no organismo:

Comer a cada três horas – procure pequenas porções a três horas. Assim você evita queda de pressão, desmaios e fadiga e se mantém disposto para encarar todos os momentos da festa.

Evite! Fique longe de gorduras, frituras e doces em excesso, antes, durante e após as festas. Estes alimentos podem fermentar no intestino e gerar grande desconforto. E última coisa que você precisa durante do Carnaval, é indisposição.

Dormir é fundamental! – Tenha boas horas de sono antes de cair na folia..

Veja uma receita da nutricionista Marcela Mendes para antes de depois da Folia

Chá Verde gelado com limão siciliano e gengibre

Ingredientes:
1 sachê de chá verde
300ml de água quente

½ limão siciliano espremido

1 rodela de limão siciliano

Gelo a gosto

Gengibre a gosto

Modo de preparo:
Deixe o chá verde em infusão por 10 minutos. Coe e em uma xícara. Acrescente os demais ingredientes, deixando o gelo por último. Consuma em seguida e está pronto para a folia.

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