Banco de sangue de São Paulo faz apelo por doações do tipo O-
É preciso fazer um sinal de positivo para o pedido de doação de sangue O Negativo. O sangue O- é considerado doador universal e podendo ser utilizado em qualquer paciente em situação crítica, especialmente quando não há tempo hábil para a relação de testes de compatibilidade.
O GSH Banco de Sangue de São Paulo enfrenta uma severa escassez de sangue tipo O negativo e faz um apelo urgente à população: doadores com esse tipo sanguíneo são convidados a comparecer o quanto antes para reforçar os estoques e garantir a continuidade dos atendimentos de emergência. A falta desse hemocomponente essencial pode comprometer procedimentos médicos e colocar vidas em risco.

Crédito: Mateus Amorim
O sangue O- é considerado doador universal e pode ser utilizado em qualquer paciente em situações críticas, especialmente quando não há tempo hábil para que sejam realizados testes de compatibilidade. Essa característica torna o tipo O negativo indispensável nos hospitais. É muitas vezes decisivo entre a vida e a morte.
Sua utilização é comum em atendimentos emergenciais, como acidentes graves, cirurgias de urgência e cuidados intensivos com recém-nascidos. Em todos esses casos, pacientes em estado crítico dependem diretamente da disponibilidade desse sangue para sobreviver.

A pesar do alerta sobre o tipo O-, é preciso destacar que todos os tipos sanguíneos, sejam Rh positivo ou negativo, são fundamentais. A diversidade nos estoques garante que o tratamento de diferentes pacientes ocorra com eficácia e cobertura adequada. Doar e se doar é sempre importantíssimo. A solidariedade é um bem universal.
Quem quiser ajudar pode comparecer diretamente ao GSH Banco de Sangue de São Paulo para realizar a doação. O procedimento é rápido, seguro e tem potencial para salvar até quatro vidas.
A unidade funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h, na rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso, em São Paulo, WhatsApp: (11) 99704-6527 e telefones (11) 3373-2000 / 3373-2001. Há no local estacionamento gratuito. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente.
GSH Banco de Sangue de São Paulo
Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 – Paraíso
Contatos.: (11) 99704-6527 (WhatsApp) e pelos telefones (11) 3373-2000 / 3373-2001
Atendimento: Diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h. Estacionamento gratuito no local
Conheça os requisitos básicos para a doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas.
- Não é necessário estar em jejum. Deve-se evitar alimentos gordurosos
- Se fez tatuagem e/ou piercing, é necessário aguardar 12 meses; exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, é necessário aguardar seis meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar sete dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- É preciso aguardar 48 horas para doar, caso o doador tenha tomado a vacina da gripe e desde que não esteja com nenhum sintoma.
- É fundamental consultar a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
- Bar Mortadela Brasil estreia no Comida di Buteco com o Petisco de Bacalhau do Leonardo - 16 de abril de 2025
- Plataforma Sesc Digital exibe “Comeback”, “Paradise Now”, “Luz nas Trevas”,o curta “Documentário” e o longa “Bergman: 100 Anos”. - 3 de abril de 2025
- Minancora atravessa gerações e investe no digital para seguir relevante para o público mais jovem - 3 de abril de 2025