Giro de Notícias

Em seu quinto ano, campanha #doeumlivro, nascida no twitter, lança o “Restaurant Book”

0Shares

Em sua quinta edição, a campanha #doeumlivro, nascida no twitter, ganhou o apoio do setor de Bares e Restaurantes. Nasceu o Restaurant Book. Quem levar um ou mais livros aos estabelecimentos cadastrados, receberá 10% de desconto na conta. “Em quatro anos chegamos a marca de 750 mil livros recebidos”, diz o multidisciplinar José Luiz Goldfarb, diretor de divulgação da campanha, “A #doeumlivro mais uma vez é exemplo de como as redes sociais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade”, completa Goldfarb. A campanha vai até o dia 31 de janeiro. As doações podem ser feitas principalmente nas casas cadastradas no Restaurant Book, e que podem ser vistas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br.

 

José Luiz Goldfarb, à esq., e Fábio Lellis

Mais uma vez o twitter, com seus parcos 140 toques mostra que pode ser um poderoso aliado da cultura e da sociedade como um todo. A campanha #doeumlivro, nascida no twitter, que chegou em quatro edições à fantástica marca de 750 mil livros recebidos, este ano recebeu o importe reforço do setor de Bares e Restaurantes. Surgiu o Restaurant Book. Segundo José Luiz Goldfarb, diretor de divulgação da campanha #doeumlivro, a entrada de bares e restaurantes cria perspectivas de recebimento de livros em todo o País. “Incialmente estamos com 19 casas* em São Paulo, mas nossa expectativa é que até o final da campanha, em 31 de janeiro de 2014, cerca de 120 estabelecimentos (50 em São Paulo e 70 no restante do País), estejam participando. A campanha #doeumlivro é organizada Laura Furquim Xavier, Heber Dias de Souza, Milene Caldeira e o já citado Goldfarb.

Idealizado pelo jornalista e cronista Airton Gontow, o Restaurant Book, que tem o sugestivo slogan de “o livro é o  alimento da alma”, dá 10% de desconto no total da conta a quem levar um ou mais livros aos bares, restaurantes e até casas noturnas cadastradas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br. “Em quatro anos da #doeumlivro recebemos cerca de 750 mil livros”, afirma Goldfarb. “E isso que não são aceitos livros didáticos”, acrescenta.

A #doeumlivro nasceu no twitter (veja a história mais abaixo) para doações durante a época de natal e logo ampliou o prazo. Rapidamente ganhou às ruas através de parceiros, como agora o setor da gastronomia com o Restaurant Book

O bar Mortadela Brasil, no box 4 do mezanino do Mercado Municipal Paulistano de São Paulo, o Mercadão, apoiará a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo: “Damos 10% de desconto na conta de quem apoia a campanha com um ou mais livros”, afirma Maurício de Freitas, sócio da casa. Ele diz ainda que não há qualquer expectativa de aumento de clientes devido à ação.

Campanha foi inspirada na participação do Mortadela Brasil na #doeumlivro dos últimos dois anos

“Nesta época do ano, com as pessoas que chegam em São Paulo para as compras de final de ano, o calor e, em pouco tempo, a chegada das férias, estamos com a casa sempre repleta de clientes. Nos dois anos anterior conseguimos arrecadar milhares de livros. Agora aderimos novamente pela importância que o livro tem como formador do indivíduo e da sociedade como um todo”, afirma Maurício de Freitas, acrescentando, orgulhoso, que agora a “semente plantada” pelo Mortadela Brasil se tornou a base para esse novo produto da #doeumlivro, que é o Restaurant Book. As obras arrecadadas serão distribuídas em comunidades carentes, além de bibliotecas publicas e escolas.  Este, ano a campanha tem novamente o apoio da Fundação Abrinq e da Sempre um Papo.

A Hamburgueria Capital é agora opção de ótimos lanches e também doações na Vila Madalena
Bar Brahma também participa. Na foto, feijoada no Brahma Aeroclube.

Famoso por sua costelinha, o tradicional Chuletão também aderiu ao Restaurant Book

De acordo com multidisciplinar Goldfarb, entre outros curador há 22 anos do Prêmio Jabuti, a #doeumlivro foi em todos os anos um dos assuntos mais comentados no twitter. “Mais uma vez a campanha #doeumlivro invadirá a twittosfera. São dezenas de tweets por minuto, centenas por hora e milhares do por dia, de pessoas que acreditam que juntas podem mudar o Brasil. E isso que a campanha nem começou ainda oficialmente. A #doeumlivro é exemplo de como as redes sociais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade”, afirma.

Bar Léo, no Centro, também participa da campanha

 

Sobre a campanha #doeumlivro

De maneira informal, há quatro anos alguns twitteiros passaram incentivar outros twitteiros a doarem livros no final do ano. A proposta teve receptividade e adesão avassaladoras e logo se tornou a campanha #doeumlivro. Organizada por Heber Dias de Souza, José Luiz Goldfarb, Laura Furquim Xavier e Milena Caldeira, a campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do twitter (em alguns dias a TAG chegou a ser a mais mencionada no twitter brasileiro) e foi “abraçada” por artistas, jornalistas, políticos e empresários, como Maria Rita, Serginho Groisman, Paulo Coelho e Willian Bonner. Rapidamente a iniciativa evoluiu para um projeto objetivo e consistente, com parcerias em todo o País, para a coleta das obras em vários estados brasileiros.

Os livros começaram a surgir – em grande quantidade. Em quatro anos foram arrecadadas cerca de 750 mil obras.

Os locais de coletas podem ser encontrados no site da campanha: http://www.doeumlivro.com.br/ (ou, para  a campanha via twitter, @doeumlivro).

As noviças participam. Até mesmo porque doar é divino!

 

Sobre os coordenadores da campanha #doeumlivro

 

Laura Furquim Werneck Xavier -: doutoranda em Química pela UFMG,

Licenciada em Química (UFMG), mestre em Química Ambiental (PUC-RJ) e responsável pela parte de mídias socias do #doeumlivro (twitter, facebook e site)

 

Heber Dias – pastor Evangélico da Igreja do Evangelho Quadrangular em Contagem-MG, assessor de Marketing Político e Gerenciamento e idealizador da campanha #DoeUmLivro.

 

José Luiz Goldfarb –  Atua em diversas áreas do conhecimento. É bacharel em Física (USP), mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá), doutor em História da Ciência (USP), vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, presidente da Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP e coordenador do Twitter, na PUC-SP. É Curador do Prêmio Jabuti, presidente do Conselho da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, assessor de Comunicação e de Redes Sociais da Associação Brasileira ‘A Hebraica’ de São Paulo. É consultor de programas de incentivo à leitura, de projetos do terceiro setor, e de desenvolvimento de ações sociais e educacionais no Twitter e coordenador do projeto #RedeMIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É criador e um dos coordenadores nacionais do Encontro dos Twitteiros Culturais (ETC), presente em 20 estados do País.

Goldfarb atua também na área das comunicações através da TVPUC (canal universitário) com o programa de entrevistas “Nova Stella – Ciência em Debate”, que leva ao telespectador uma entrevista semanal com professores e pesquisadores da PUC e de outras universidades, sempre abordando a temática da ciência com perspectiva histórica e filosófica.

Além de cuidar de seu próprio twitter (@jlgoldfarb), que tem cerca de 24.700 seguidores, coordena o twitter da PUC-SP, com 13.200 seguidores; da #RedeMIS, com 1.500;  e do Rio de Leitores, com 6.900 seguidores. É coordenador do projeto #RedeMIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, onde desenvolve há um ano oficinas e debates, sempre com foco principal nas redes sociais. Coordena  ao final de cada ano a campanha #doeumlivro, desenvolvida principalmente no twitter e facebook,, que arrecadou e distribuiu cerca de 750 mil livros. É torcedor fanático do Santos Futebol Clube.

 

Milena Caldeira – Graduada em Ed. Física e pós graduada em Psicopedagogia, lecionou por 13 anos na Educação Infantil, em Santo André. Ingressou no twitter em 2010 e, desde então, é engajada em ações sociais, em especial de incentivo à leitura e à educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *