Em seu quinto ano, campanha #doeumlivro, nascida no twitter, lança o “Restaurant Book”
Em sua quinta edição, a campanha #doeumlivro, nascida no twitter, ganhou o apoio do setor de Bares e Restaurantes. Nasceu o Restaurant Book. Quem levar um ou mais livros aos estabelecimentos cadastrados, receberá 10% de desconto na conta. “Em quatro anos chegamos a marca de 750 mil livros recebidos”, diz o multidisciplinar José Luiz Goldfarb, diretor de divulgação da campanha, “A #doeumlivro mais uma vez é exemplo de como as redes sociais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade”, completa Goldfarb. A campanha vai até o dia 31 de janeiro. As doações podem ser feitas principalmente nas casas cadastradas no Restaurant Book, e que podem ser vistas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br.
Mais uma vez o twitter, com seus parcos 140 toques mostra que pode ser um poderoso aliado da cultura e da sociedade como um todo. A campanha #doeumlivro, nascida no twitter, que chegou em quatro edições à fantástica marca de 750 mil livros recebidos, este ano recebeu o importe reforço do setor de Bares e Restaurantes. Surgiu o Restaurant Book. Segundo José Luiz Goldfarb, diretor de divulgação da campanha #doeumlivro, a entrada de bares e restaurantes cria perspectivas de recebimento de livros em todo o País. “Incialmente estamos com 19 casas* em São Paulo, mas nossa expectativa é que até o final da campanha, em 31 de janeiro de 2014, cerca de 120 estabelecimentos (50 em São Paulo e 70 no restante do País), estejam participando. A campanha #doeumlivro é organizada Laura Furquim Xavier, Heber Dias de Souza, Milene Caldeira e o já citado Goldfarb.
Idealizado pelo jornalista e cronista Airton Gontow, o Restaurant Book, que tem o sugestivo slogan de “o livro é o alimento da alma”, dá 10% de desconto no total da conta a quem levar um ou mais livros aos bares, restaurantes e até casas noturnas cadastradas no blog http://doeumlivrononatal.blogspot.com.br. “Em quatro anos da #doeumlivro recebemos cerca de 750 mil livros”, afirma Goldfarb. “E isso que não são aceitos livros didáticos”, acrescenta.
A #doeumlivro nasceu no twitter (veja a história mais abaixo) para doações durante a época de natal e logo ampliou o prazo. Rapidamente ganhou às ruas através de parceiros, como agora o setor da gastronomia com o Restaurant Book
O bar Mortadela Brasil, no box 4 do mezanino do Mercado Municipal Paulistano de São Paulo, o Mercadão, apoiará a iniciativa pelo terceiro ano consecutivo: “Damos 10% de desconto na conta de quem apoia a campanha com um ou mais livros”, afirma Maurício de Freitas, sócio da casa. Ele diz ainda que não há qualquer expectativa de aumento de clientes devido à ação.
“Nesta época do ano, com as pessoas que chegam em São Paulo para as compras de final de ano, o calor e, em pouco tempo, a chegada das férias, estamos com a casa sempre repleta de clientes. Nos dois anos anterior conseguimos arrecadar milhares de livros. Agora aderimos novamente pela importância que o livro tem como formador do indivíduo e da sociedade como um todo”, afirma Maurício de Freitas, acrescentando, orgulhoso, que agora a “semente plantada” pelo Mortadela Brasil se tornou a base para esse novo produto da #doeumlivro, que é o Restaurant Book. As obras arrecadadas serão distribuídas em comunidades carentes, além de bibliotecas publicas e escolas. Este, ano a campanha tem novamente o apoio da Fundação Abrinq e da Sempre um Papo.