Indomináveis Presenças segue até abril no CCBB-SP
A exposição, que recebeu cerca de seis mil visitantes em seu primeiro mês, destaca artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+ de várias regiões do País. A entrada é gratuita.
Com aproximadamente seis mil visitantes no primeiro mês, a exposição Indomináveis Presenças segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP), um dos polos mais relevantes de arte e cultura do país. Gratuita, a mostra pode ser visitada diariamente, menos às terças-feiras, até 7 de abril, das 9h às 20h.
A exposição reúne 16 artistas visuais de diferentes regiões do Brasil e propõe ao público uma imersão em produções de artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+, que apresentam olhares decoloniais e que, até recentemente, tinham pouco acesso a grandes circuitos expositivos. São 114 obras distribuídas em diversas linguagens — de gravuras a esculturas, passando por fotografias, pinturas, performances e até criações com uso de inteligência artificial.

Com curadoria de Luana Kayodè e Cíntia Guedes, a mostra é uma realização da AfrontArt – Quilombo Digital de Arte. Luana atua há mais de duas décadas na produção e gestão cultural, enquanto Cíntia é artista, pesquisadora e professora no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Para Luana Kayodè, o impacto da exposição já é perceptível: “Nós estamos muito felizes com os resultados obtidos neste primeiro mês. A indomináveis surgiu de um interesse em reflorestar o imaginário coletivo com novas imagens de corpos negros, indígenas e LGBTQIAPN+, mais focadas em felicidade, amor e família. Poder trazer este trabalho a grandes centros, primeiro em Brasília, e agora em São Paulo, e contar com a presença de milhares de pessoas é muito importante, uma forma de levarmos essa mensagem a mais pessoas”.
Cíntia Guedes também destaca o propósito da exposição: “O nosso objetivo é apresentar ao público narrativas celebrativas das vidas cujas existências estão sub representadas ou invisibilizadas, mas que ao longo dos últimos anos tem chegado cada vez mais aos centros de visibilidade e que estamos felizes que cheguem com Indomináveis Presenças ao CCBB-SP. Para a mostra, selecionamos artistas que buscam apresentar em um novo futuro para as artes negras, originárias e LGBTQIAPN +. Ver o sucesso que estamos conseguindo com a Indomináveis, a quantidade de pessoas que, todos os dias, estão visitando, nos enche de alegria”.
Os ingressos podem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB-SP. O projeto é viabilizado pela AfrontArt em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Sobre a AfrontArt
Fundada na Bahia, a AfrontArt é uma empresa de impacto social voltada à valorização das artes visuais negras e brasileiras. Desde 2020, tem atuado como referência para artistas e profissionais afrodescendentes e indígenas, promovendo a circulação e comercialização de obras, formação profissional, curadoria e fortalecimento comunitário. Entre suas realizações estão o “Festival Salvador Capital Afro”, em parceria com a Prefeitura de Salvador, as exposições “Qual o Pente que te Penteia”, de Juh Almeida, e “Zamba”, de Bruno Zambelli, no Metrô de São Paulo, além da atual “Indomináveis Presenças”, no CCBB. Em 2025, a empresa também promoveu, em Salvador, a primeira edição da AFRO-ART, feira dedicada às artes negras e indígenas contemporâneas do Brasil.
Serviço
Exposição: “Indomáveis Presenças”
Data: de 5 de fevereiro a 7 de abril de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo/SP Anexo – Rua da Quitanda, 80 Entrada gratuita
Ingressos: retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Classificação Livre
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Contato: (11) 4297-0600 | ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: o CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h. Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
- Estudo sugere relação entre Ozempic e risco de perda de visão - 28 de junho de 2025
- Bar Mortadela Brasil estreia no Comida di Buteco com o Petisco de Bacalhau do Leonardo - 16 de abril de 2025
- Plataforma Sesc Digital exibe “Comeback”, “Paradise Now”, “Luz nas Trevas”,o curta “Documentário” e o longa “Bergman: 100 Anos”. - 3 de abril de 2025