‘Matrix’ dá continuidade ao ciclo de filmes #CineCiência, no MIS
Após a exibição, a jornalista, apresentadora, escritora, blogueira, roteirista e física Rosana Hermann fala sobre o filme e debate com o público. O evento, que acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, acontece excepcionalmente no segundo domingo de julho, dia 14, das 15h às 18h. A entrada é franca.
Dentro do Núcleo de Redes Sociais do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, a #RedeMIS faz no dia 14 de julho, domingo, das 15h às 18h, o quinto evento do ciclo #CineCiência, série de apresentações de filmes, seguidas de debates, abordando a interface entre o Cinema e a Ciência. O filme exibido será “Matrix”, produção norte-americana e australiana, de 1999, história de ficção científica e ação, dirigida pelos irmãos Wachowski, com música composta por Don Davis e protagonizada por Keanu Reeves, Laurence Fishburne. Earrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Gloria Foster e Hugo Weaving.
Após a exibição, a jornalista, apresentadora, escritora, blogueira, roteirista e física Rosana Hermann fala sobre o filme e debate com o público.
O filme foi escrito como uma trilogia. Lançado ao final de década de 90, com um custo de U$ 65 milhões, Matrix rendeu mais de U$ 456 milhão. Já Matrix Reloaded, lançado em 2003, custou U$ 127 milhões e atingiu a marca de U$ 740 milhões, tornando-se um dos filmes mais assistidos de todos os tempos. Foi o primeiro filme visto por mais de 100 milhões de pessoas em um único final de semana. Também o terceiro filme, Matrix Revolutions foi um sucesso mundial.
Matrix é uma obra multimídia. Além dos filmes, há também nove desenhos animados, chamados Animatrix, histórias em quadrinhos (lançadas somente nos Estados Unidos) e o jogo Enter the Matrix.
Na história que abre a trilogia, em um futuro não muito distante, Thomas Anderson (Keanu Reeves), jovem programador de computador que vive em um apartamento acanhado, passa a ter imensos e constantes pesadelos, nos quais está conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Ele sempre acorda, atônito e gritando, no momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.
Tudo começa a se esclarecer através de misteriosos encontro com Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss). Thomas descobre que é, assim como praticamente toda a humanidade, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.
Para Morpheus e outras pessoas que lutam pela liberdade, Thomas é Neo, o esperado messias, que poderá lutar e derrotar o Matrix (muitas vezes personalizada pelo agente Smith, interpretado por Hugo Weaving), levando as pessoas de volta à consciência e à liberdade.
Sobre o #CineCiência
Os encontros do #CineCiência acontecem desde março, no primeiro domingo de cada mês (com exceção deste mês, julho, marcado para o segundo domingo), sempre com a apresentação de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão e com a mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador da #RedeMIS, que desta vez não estará presente. O debate é sempre transmitido via Twitter, permitindo que pessoas que mais pessoas possam participar.
Lançada em 2010, a #RedeMIS, núcleo de atividades voltadas para a difusão e debate sobre as redes sociais, já realizou quase uma centena de oficinas sobre o uso e aplicação do Twitter em diversas áreas de atuação. Organizou calorosos debates sobre o significado e consequências das novas mídias digitais nas vidas pessoais e profissionais. “Um ponto esteve sempre em evidência em nossa experiência: o caráter multifacetado no novo mundo que se apresenta no horizonte”, diz Goldfarb. “E foi justamente buscando desenvolver este conceito que lançamos o ciclo #CineCiência, que visa estabelecer um diálogo entre diversas atividades humanas, como a interface entre a Sétima Arte e a Ciência”, completa Goldfarb.
De acordo com o coordenador da #RedeMIS, é possível conhecer como diretores levaram para a telona o fantástico das novidades científicas e tecnológicas.
Ficha Técnica
Nome: #CineCiência (filme e debate)
Filme: Matrix (135min) Reino Unido, 1999, dirigido pelos irmãos Wachowski, com trilha sonora de Don Davi, com elenco formado por nomes como Keanu Reeves (Thomas Anderson) Laurence Fishburne (Morpheus), Carrie-Anne Moss(Trinity), Joe Pantoliano (Cypher), Gloria Foster (Oráculo) e Hugo Weaving (Agente Smith).
Quando: todo o primeiro domingo de cada mês, com exceção de julho, em que acontece no segundo domingo;
Exibição: dia 14 de julho, a partir das 15h (a previsão é que o evento termine às 18h)
Especialista convidada para o dia 14: Rosana Hermann.
Onde: Auditório LabMIS do Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – tel: 11-2117-4777 – www.mis.sp.org.br
Número de lugares: 60
Entrada: franca (retirada do ingresso uma hora antes do início do filme).
Público-alvo: Pessoas apaixonadas por Ciência e Cinema, assim como estudantes de Letras e de Jornalismo, jornalistas e pessoas interessadas em debater mídias sociais.
Inscrições: 11-2117-4777, ramal 402
Estacionamento conveniado: R$ 8,00 (é necessário carimbar na recepção).
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar-condicionado: sim
Realização: #RedeMIS
Apoio: Fundação Santa Maria
- Diretor do Coroa Metade dá dicas de postura e segurança para quem deseja começar um novo relacionamento em 2024 - 28 de junho de 2024
- Pelé, o melhor da história. (Versão resumida da matéria anterior, apenas com os números de Pelé, sem os dados de outros gênios do futebol.) - 31 de dezembro de 2022
- Morre Maradona, o mais espetacular da História - 25 de novembro de 2020