Qual resultado é mais decisivo para o segundo turno?
Dilma ganhou em Minas, em pleno quintal do Aécio. Mas foi massacrada em Brasília.
Por Airton Gontow
Aécio Neves sofreu uma forte derrota em seu quintal (e ninguém valoriza tanto o quintal quanto os mineiros). Seu candidato ao governo estadual perdeu no primeiro turno (Fernando Pimentel, do PT, ficou com 52,98% contra 41,89% de Pimenta da Veiga do PSDB)! Na eleição ao cargo máximo do País, em Minas a “presidenta” recebeu 43,48% dos votos, enquanto obteve Aécio levou 39,75%. Dupla vitória para a “mineira” Dilma diante do mineiro Aécio.
No Rio Grande do Sul, a “gaúcha” Dilma ganhou apertado a disputa para a Presidência: 43,21% dos votos contra 41,42% de Aécio. Mas o PT foi surpreendido pela chegada de seu candidato Tarso Genro apenas em segundo lugar (32,57% dos votos) contra os 40,40% de José Ivo Sartori, do PMDB. O PT de Dilma também sofreu o revez de perder “em casa” a disputa para o Senado, já que o petista histórico Olívio Dutra parecia na última semana ter arrancado definitivamente para a vitória. Ao final, 37,43% do candidato do PDT contra 35,31% de Dutra.
Em Brasília, a “presidenta” sofreu contundente derrota, em plena capital federal, onde vive e governa. Seu candidato ao governo, o atual governador, Agnello Queiroz, do PT, ficou apenas em terceiro lugar e nem ao menos chegou ao segundo turno. Ficou com 19,53% dos votos, contra 27,22% de Jofran Frejat, do PR; e 44% de Rodrigo Sobral Rollemberg, do PSB. Também ficou em terceiro na disputa para a Presidência. Aécio levou 36,10% dos votos, Marina Silva ficou com 35,81% e Dilma Rousseff com 23,02.
Quais resultados do primeiro turno serão melhor aproveitados pelos candidatos e seus marqueteiros?
- “Mostra 2024 em Cena” leva ótimos espetáculos teatrais para crianças e adultos. Com entrada franca! - 10 de dezembro de 2024
- Carlos Gontow faz sessão de autógrafos do livro “Grammar on Stage” - 6 de dezembro de 2024
- Histórias inéditas e bem-humoradas da tecnologia bancária no Brasil são reunidas no livro “No Code” - 5 de dezembro de 2024