Yes, feijoada pode ser saudável! Desde que com moderação e muita couve…
Especialista do programa “Meu Prato Saudável dá a receita” para que a população continue saboreando o prato típico brasileiro sem descuidar da saúde.
Grande notícia, especialmente para publicar neste sábado, dia 30 de março. O programa “Meu Prato Saudável”, do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, criou uma “receita” diferente, mas ao mesmo tempo saborosa e saudável, para um dos pratos preferidos da população: a feijoada!
Com algumas adaptações, é possível continuar saboreando a tradicional feijoada e não engordar nem prejudicar a saúde.
“O prato pode ter ingredientes como linguiça e lombo, mas em quantidades reduzidas e com mais espaço para legumes e verduras, como salada de couve e tomate, que devem ocupar metade do prato”, diz a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do Programa Meu Prato Saudável. A doutora acrescenta: “a couve contém vitamina C e antioxidantes, que ajudam o sistema de defesa do organismo e tem muita fibra”.
A outra metade do prato deve ser dividida em duas: um quarto do prato deve ser preenchido com arroz, de preferência o integral, que, além de carboidrato, é rico em fibras e nutrientes. E o outro quarto do prato, deve ser dividido entre o feijão preto, rico em proteína vegetal, e lombo de porco cozido ou assado e linguiça, proteínas animais. Recomenda-se ferver a linguiça, para reduzir o teor de gordura, e não colocar sal no tempero da feijoada (fotos de ilustradação da famosa feijoada do restaurante Consulado Mineiro, em São Paulo).
- “Mostra 2024 em Cena” leva ótimos espetáculos teatrais para crianças e adultos. Com entrada franca! - 10 de dezembro de 2024
- Carlos Gontow faz sessão de autógrafos do livro “Grammar on Stage” - 6 de dezembro de 2024
- Histórias inéditas e bem-humoradas da tecnologia bancária no Brasil são reunidas no livro “No Code” - 5 de dezembro de 2024