A União faz o sabor: evento promete encantar o público no Fairmont Rio
Em meio ao clima de premiação dos 50 melhores restaurantes da América Latina, o Fairmont Rio recebe chefs estrelados para um almoço a oito mãos: os chefs João Oliveira, português; Jaime Pesaque, peruano; e a Manu Buffara, brasileira, se unem ao chef anfitrião, Jérôme Dardillac, para oferecer um menu inspirado no mar.

Com uma das mais exuberantes vistas do litoral carioca, o concedido restaurante Marine, do hotel Fairmont Rio, serão ser palco de um almoço estrelado e cheio de diversidade cultural. No dia 25 de novembro, segunda-feira, o chef executivo Jérôme Dardillac recebe o chef português João Oliveira, do restaurante Vista, do Bela Vista Hotel & Spa (Portimão, no Algarve); o chef peruano Jaime Pesaque, do restaurante Mayta — localizado em Lima e classificado em 10º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina; a chef brasileira Manu Buffara, eleita a melhor chef mulher da América Latina de 2022 pela Academia 50 Best.
O chef executivo Jérôme Dardillac, que tem boa parte de sua trajetória profissional realizada no Brasil, nasceu em Angoulême, pequeno vilarejo no Sudoeste da França; Cresceu em uma família com tradição na gastronomia. Sua avó era cozinheira em um castelo. Sua mãe, seu irmão mais velho e sua irmã mais nova também atuaram na área. O encontro do dia 25 será uma oportunidade de vivenciar uma culinária dedicada aos sabores do mar, influência que permeia o trabalho dos quatro chefs. E tudo com o o mar de Copacabana como paisagem.

João Oliveira faz parte da nova geração de chefs portugueses que aprenderam com os melhores (trabalhou ao lado de Ricardo Costa e Dieter Koschina) e que estão dispostos a revolucionar a tradicional culinária do seu país. Pesaque nasceu e foi criado no Peru, mas voou para a Europa onde trabalhou em grandes restaurantes comoo El Celler de Can Roca, antes de voltar para seus papis. Sua conhecida cozinha une, com maestria, a ancestralidade à contemporaneidade. Já a brasileira Manu Buffara é conhecida pelo seu pequeno restaurante gastronômico de apenas cinco mesas em Curitiba, mas também por ser uma grande chef e, ainda, por seu ativismo ligado à alimentação sustentável.

“Sou apaixonado pelo mar do Rio de Janeiro, principalmente o de Copacabana, que vejo todos os dias. Esse almoço será uma grande celebração a esse amor que compartilho com meus colegas, chefs incríveis que tenho a honra de receber na minha cozinha”, diz Jérôme
Juntos, os chefs criaram um menu de cinco passos que valorizam produtos que traduzem o estilo de cozinha de cada um. Pesaque apresentará uma iguaria: as navajas, que são moluscos exóticos, consumidos principalmente na Espanha. O chef João Oliveira traz o bacalhau, ícone português, com espinafre. Manu Buffara escolheu frutos do mar: cavaquinha e lula. Já o chef Jérômevai conta que trabalhará com insumos muito familiares, cheios de brasilidade, como o peixinho da horta combinado com camarões e que trará também sabores sofisticados, surpreendentes como o que compõem seu prato principal, com merluza negra, peixe de profundidade, e a salicornia, uma plantinha costeira que tem muita salinidade dando um sabor singular.
A sobremesa será única e tem tudo para encantar: uma torta Vacherin com Flor de Sal e Spirulina.
MENU DOS MARES

Amuse-Bouche
Couve-Flor & Truta | Chef João Oliveira
Peixinho da Horta & Camarão | Chef Jérôme Dardillac
Navajas & Suero | Chef Jaime Pesaque
Cavaquinha & Melão | Chef Manu Buffara
—
Chef Jaime Pesaque
Maices & Quinua
–
Chef Manu Buffara
Lula & Pimenta Cumari
–
Chef João Oliveira
Bacalhau & Espinafres
–
Chef Jérôme Dardillac
Merluza Negra & Salicornia
–
Sobremesa
Equipe Fairmont
Vacherin, Flor de Sal & Spirulina
Serviço
Restaurante Marine — Hotel Fairmont Rio
Endereço: Av. Atlântica, 4240/ 6º andar — Copacabana
Data: 25 de novembro, às 12h30, R$ 650 + 10%, por pessoa
Compras pelo Sympla: Link
- Bar Mortadela Brasil estreia no Comida di Buteco com o Petisco de Bacalhau do Leonardo - 16 de abril de 2025
- Plataforma Sesc Digital exibe “Comeback”, “Paradise Now”, “Luz nas Trevas”,o curta “Documentário” e o longa “Bergman: 100 Anos”. - 3 de abril de 2025
- Minancora atravessa gerações e investe no digital para seguir relevante para o público mais jovem - 3 de abril de 2025